A mudança na Tarifa Social de Energia Elétrica (TSEE), em vigor desde o dia 5 de julho, já trouxe alívio imediato para milhares de lares potiguares. Segundo a Neoenergia Cosern, 92.598 famílias do Rio Grande do Norte tiveram a fatura de energia zerada após a aplicação da nova regra estabelecida pela Medida Provisória nº 1.300/2025.
.
O benefício garante gratuidade total para clientes de baixa renda que consumirem até 80 kwh por mês. Antes da mudança, esse consumo representava um custo de R$ 27,10. Agora, apenas o valor excedente ao limite será cobrado integralmente. A regra anterior previa descontos escalonados que chegavam a 65% para consumos de até 220 kwh.
.
Em todo o estado, Natal concentra o maior número de famílias contempladas, com 10.706, seguida por Mossoró (5.396), Parnamirim (4.054), São Gonçalo do Amarante (2.731) e Macaíba (2.673).
.
Quem tem direito?
O acesso ao benefício é automático para famílias inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), desde que os dados estejam atualizados. O procedimento pode ser realizado nos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) ou, no caso de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC), em agências da Previdência Social.
.
Podem receber a Tarifa Social:
- Famílias de baixa renda inscritas no CadÚnico com renda per capita de até meio salário-mínimo;
- Famílias do CadÚnico com renda de até três salários-mínimos e que tenham membro dependente de aparelhos elétricos vitais;
- Famílias com idoso ou pessoa com deficiência beneficiário do BPC.
.
A TSEE só pode ser aplicada a uma unidade consumidora por família. Nos casos em que a conta está em nome de outra pessoa, como em imóveis alugados, é necessário solicitar o cadastro diretamente à Neoenergia Cosern.
.
O pedido pode ser feito pelo WhatsApp (84) 3215-6001, nas lojas de atendimento da concessionária ou pela Agência Virtual.
Deixe um comentário