spot_img
spot_img
GeralRio Grande do Norte sedia o I Encontro Nacional da Febtur: Um...

Rio Grande do Norte sedia o I Encontro Nacional da Febtur: Um impulso ao turismo e jornalismo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A sinergia entre turismo e jornalismo é fundamental para fortalecer e desenvolver a economia e a cultura do estado. Nessa perspectiva, o Rio Grande do Norte será o anfitrião do I Encontro Nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). O evento foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira (21), no Sesc da Rio Branco, na Cidade Alta, em Natal, promovido pela Fecomércio/RN.

José Maria Pinheiro, presidente da Febtur no RN, destacou a importância do encontro para colocar o estado na rota do turismo nacional, graças à cobertura de jornalistas de todo o Brasil. “O evento coloca o RN na rota do turismo nacional, sendo reconhecido por meio de publicações de jornalistas de todo o Brasil”, afirmou Pinheiro. A Febtur é uma entidade multiplataforma com mais de 700 matérias publicadas e mais de 3 mil postagens nas redes sociais, contando atualmente com 140 canais de divulgação em todo o país.

Programação do Evento

O evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto. No primeiro dia, a programação inclui palestras com especialistas nas áreas de turismo, comunicação e tecnologia. A agenda do dia 9 começará com um roteiro pelo litoral sul, incluindo visitas à Barreira do Inferno, ao Maior Cajueiro do Mundo, um passeio em Pipa e um coquetel ao pôr do sol no Catamarã. No dia 10, as atividades se deslocam para o litoral norte, com visitas a Maracajaú e Genipabu. “Queremos que os jornalistas sintam essa experiência e vivam o RN”, explicou Pinheiro.

Divulgação e Impacto

A Febtur tem como objetivo promover o turismo do estado, incentivando a produção de conteúdos especializados. “O jornalista possui uma outra visão e direciona para o público dele, que são pessoas interessadas em turismo. Então, é muito importante quando têm profissionais falando sobre o assunto e nós (Febtur) somos especialistas em turismo”, destacou Pinheiro.

Além da cidade de Natal, os municípios de Maracajaú, Pipa, Parnamirim e Extremoz estão inclusos na rota turística do evento. O foco será nas mudanças tecnológicas e como estas estão transformando o cenário jornalístico do turismo.

Desenvolvimento Econômico

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio/RN, enfatizou o impacto econômico do evento para o estado. “Com este evento, estamos recebendo pessoas de todo o Brasil, que estão usando nossos hotéis, restaurantes, transporte. Então, para a Fecomércio, isso estimula o desenvolvimento do empreendedorismo”, afirmou Queiroz. Ele destacou que a federação está apoiando o projeto para ampliar a visibilidade do setor turístico no RN.

Mídia e Infraestrutura

Gorgônio Loureiro, presidente nacional da Febtur, ressaltou a importância do evento como um fórum para discutir novas tecnologias na comunicação e seu impacto no turismo. “É um evento que teremos mais de 150 jornalistas do Brasil todo, de 18 a 20 estados do país, e ainda há profissionais do Uruguai e Argentina. É um evento importante, onde realizamos ele, deixamos um legado para a comunicação e turismo”, disse Loureiro.

A secret

ária de Turismo do RN, Solange Portela, ressaltou a importância da “mídia espontânea” gerada pelo evento, que trará publicidade positiva para os destinos turísticos do estado. “Vamos estar recebendo no Estado diversos jornalistas do país inteiro, que estarão registrando e fazendo matérias, publicações. Então, é uma forma de gerar publicidade positiva do destino turístico do Estado nos locais de origem destes jornalistas que participam do evento”, explicou Portela.

Para garantir a infraestrutura necessária, o Governo do RN lançou três lotes de recuperação de rodovias que levam aos pontos turísticos. “Diversos acessos rodoviários aos destinos turísticos estarão sendo recuperados”, afirmou Portela, destacando o comprometimento do governo em oferecer melhores condições para o turismo no estado.

Conclusão

O I Encontro Nacional da Febtur promete ser um marco significativo para o turismo e jornalismo no Rio Grande do Norte. Com a presença de jornalistas de todo o Brasil e de outros países, o evento não apenas promoverá os destinos turísticos locais, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo e da divulgação midiática. A iniciativa da Fecomércio/RN e o apoio do governo estadual reforçam o compromisso com o crescimento sustentável e a visibilidade do turismo potiguar.

- Advertisement -spot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img