O senador Rogério Marinho (PL-RN), líder da oposição no Senado, afirmou nesta sexta-feira (24), em entrevista à rádio 96 FM, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) não será reeleito em 2026, apesar de ter recuperado parte de sua popularidade.
.
“Ele não tem nada de imbatível. Ele vai perder as eleições. Ele é mercadoria vencida e eu não tenho dúvida que o povo brasileiro vai dar resposta oportunamente em 2026”, declarou Rogério Marinho.
.
O parlamentar também questionou avaliações que indicam a possibilidade de Lula vencer no primeiro turno da disputa presidencial. “Quando ele terminou o segundo mandato, tinha mais de 80% de aprovação popular. E mesmo no auge dessa aprovação, Lula nunca ganhou eleição no primeiro turno. Nem ele, nem o poste que ele apresentou”, disse, referindo-se à ex-presidente Dilma Rousseff.
.
Rogério Marinho atribuiu o recente avanço da popularidade do presidente à queda nos preços dos alimentos, efeito, segundo ele, do tarifaço imposto pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros, que teria permitido maior oferta no mercado interno. “A ação das tarifas permitiu que alguns produtos essenciais inundassem o mercado interno, derrubando o preço”, afirmou.
.
Apesar da recuperação parcial da popularidade, o senador destacou pontos que pesam contra Lula, como o fato de o presidente ainda não ter conversado pessoalmente com Donald Trump sobre o tarifaço. “Estamos vivendo um momento em que é fato que o presidente Lula recupera um pouco a sua popularidade, mas ele está empatado com a sua impopularidade. A sua aprovação e reprovação são iguais”, concluiu Rogério Marinho.



Deixe um comentário