spot_img
spot_img
PolíticaTrump diz ter 'boa química' com Lula e anunciar reunião para tratar...

Trump diz ter ‘boa química’ com Lula e anunciar reunião para tratar de retaliações dos EUA ao Brasil

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (23) que terá um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva na próxima semana. A declaração foi feita durante discurso na Assembleia Geral da ONU, em Nova York, quando o republicano voltou a criticar o Brasil pelas retaliações aplicadas pelo governo americano em decorrência do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro.

.

“Eu estava entrando (no plenário da ONU), e o líder do Brasil estava saindo. Eu o vi, ele me viu, e nos abraçamos. Na verdade, concordamos que nos encontraríamos na semana que vem”, relatou Trump.

.

Segundo ele, o breve contato durou cerca de 20 segundos. “Tivemos uma boa conversa e concordamos em nos encontrar na semana que vem, se isso for do seu interesse, mas ele parecia um homem muito legal”, afirmou.

.

Em sua fala, Trump reiterou que o Brasil enfrenta tarifas pesadas impostas pelos EUA. O republicano acusou o país de “esforços sem precedentes para interferir nos direitos e liberdades dos cidadãos americanos e de outros, com censura, repressão, armamento, corrupção judicial e perseguição de críticos políticos nos Estados Unidos”.

.

Apesar das críticas, Trump ressaltou a relação pessoal positiva com Lula: “Eu tive uma química excelente com o presidente brasileiro, que pareceu um cara muito agradável”.

.

No palco da ONU, Trump exaltou a própria gestão, afirmando que os EUA vivem “uma era de ouro”. “Somos o país mais ‘sexy’ do mundo”, declarou.

.

Ele destacou índices econômicos, reforçou sua política anti-imigração, voltou a criticar a ONU, acusando a entidade de “criar problemas ao invés de resolvê-los”, e citou conflitos internacionais que, segundo ele, ajudou a encerrar. “Tive de encerrar, sozinho, sete guerras. Muita gente diz que eu deveria ganhar o Nobel da Paz”, afirmou.

.

O presidente americano também relatou que o teleprompter não funcionava durante o discurso, o que o levou a falar “do coração”. O único momento em que recebeu aplausos foi ao pedir um cessar-fogo na Faixa de Gaza.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img