spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
CidadesNatalMPRN emite recomendação urgente para resolver alagamentos na ZN

MPRN emite recomendação urgente para resolver alagamentos na ZN

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) emitiu uma recomendação urgente para que a Prefeitura de Natal tome medidas imediatas para resolver os alagamentos na comunidade Cavaco Chinês, localizada no conjunto Santa Cecília, no bairro Pajuçara, na Zona Norte de Natal. A recomendação solicita que o executivo municipal atue prontamente para mitigar os impactos das enchentes que têm deixado os moradores ilhados há um mês.

Segundo o MPRN, o município deve agir sem demora para implementar soluções efetivas de drenagem das águas acumuladas, que causam transtornos significativos à população da comunidade. A promotora de Justiça, Gilka da Mata, convocou representantes municipais para uma audiência na próxima quinta-feira (11), na sede das Promotorias de Justiça de Natal, em Lagoa Nova. Durante a audiência, a 45ª promotoria de Justiça de Natal espera que seja apresentado um plano detalhado, com prazos definidos, sobre as medidas que serão adotadas para resolver os alagamentos no Cavaco Chinês.

A recomendação também orienta a realização de reuniões preparatórias com os participantes da vistoria e outros colaboradores envolvidos, para assegurar uma abordagem coordenada e eficiente para o problema. Além disso, o MP destacou a necessidade de um planejamento rigoroso e específico para enfrentar os desafios habitacionais e de infraestrutura urbana que contribuem para os alagamentos na comunidade.

A comunidade Cavaco Chinês tem enfrentado alagamentos recorrentes, que deixaram os moradores ilhados e sem condições adequadas de mobilidade. Na última semana, o MPRN recebeu reclamações da população local, que alegaram omissão por parte do Município de Natal em adotar medidas emergenciais para resolver a situação.

Na sexta-feira (5), a equipe da 45ª Promotoria de Justiça realizou uma vistoria na comunidade para avaliar a situação e compreender a localização sob o aspecto urbanístico da cidade. Além do MPRN, a vistoria contou com a participação de representantes da SEINFRA, SEMURB, Defesa Civil do Município e do RN, DER e Corpo de Bombeiros do RN.

A promotora de Justiça Gilka da Mata explicou que um dos principais objetivos da vistoria foi ouvir a comunidade para avaliar soluções emergenciais. “Essa é uma área reconhecida pelo Plano Diretor de Natal como área especial de interesse social. Mas, no Plano de Drenagem do Município, não foram previstas intervenções para a comunidade. É uma área que não pode ser desprezada, existem vidas e famílias residindo aqui, já sabemos e inclusive reconhecemos isso”, destacou a promotora.

A região da comunidade Cavaco Chinês faz parte da Zona de Proteção Ambiental 9 (ZPA-9), mas é reconhecida como Área Especial de Interesse Social (AEI), o que significa que as construções não são consideradas irregulares.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Mercosul defende medidas para proteção de crianças no ambiente digital

Os países do Mercosul – bloco formado por Argentina,...

Cajueiro de Pirangi passa a ser unidade de conservação e proteção ambiental do RN

O Cajueiro de Pirangi, um dos símbolos naturais mais...

livro traz contos a partir de relatos de quem não sabe escrever 

Apesar de estarmos na era das redes sociais e...

Projeto “Aprendendo a Aprender” dá a adolescentes e jovens o direito de recomeçar

O futebol como metáfora da vida é uma alegoria...

mulheres dedicam 128% de tempo a mais que homens em tarefas domésticas 

Depois de exaustivas horas de trabalho, chegar em casa e finalmente…...

Filme vai retratar impactos da energia eólica no RN e PB

O longa-metragem de ficção “Filho do Vento”, ainda em...

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img