spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralMPRN acompanha cronograma de drenagem e ações de assistência em Pajuçara

MPRN acompanha cronograma de drenagem e ações de assistência em Pajuçara

O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recebeu o cronograma para a contratação de uma bomba destinada a retirar a água acumulada na comunidade Cavaco Chinês, no bairro de Pajuçara. A programação, apresentada pela Prefeitura de Natal, foi discutida em audiência extrajudicial na quarta-feira (17), na sede das Promotorias de Justiça em Lagoa Nova, envolvendo órgãos competentes e membros da comunidade.

Convocada pelo MPRN, a audiência reuniu Promotorias de Justiça voltadas ao meio ambiente e cidadania, buscando uma solução definitiva do Poder Público Municipal para a situação de alagamento que já dura dois meses. O cronograma apresentado pelo Município de Natal inclui 30 etapas, culminando na instalação da bomba de drenagem em 31 de julho e no início da retirada da água em 1º de agosto de 2024.

O Departamento de Estradas e Rodagens do Rio Grande do Norte (DER/RN) anunciou que, dois dias após a drenagem, realizará uma recomposição emergencial do trecho da BR-304, danificado pela comunidade em tentativas de escoar a água.

A Promotora de Justiça Gilka da Mata, titular da 45ª Promotoria de Justiça, ressaltou a necessidade de melhorias na Secretaria de Defesa Civil do Município de Natal. “Essa é uma pasta importante, principalmente nesse contexto de alterações climáticas. A Defesa Civil deve ter bastante autonomia e infraestrutura logística para poder ajudar as comunidades que tiverem problemas”.

Durante a audiência, o MPRN também cobrou da Prefeitura medidas de assistência social às famílias afetadas. A Promotora de Justiça Danielle Veras, titular da 49ª Promotoria de Justiça de Natal, afirmou: “A Promotoria de Justiça de Cidadania cobrou da Secretaria de Assistência Social do Município providências para apresentar o levantamento dos moradores que serão beneficiados com aluguel social e outras medidas para as famílias em situação de extrema vulnerabilidade”.

Ficou acordado que a Defesa Civil municipal encaminhará, no prazo de dois dias, um relatório detalhado com os dados coletados na vistoria da área afetada, incluindo uma lista de imóveis vistoriados, laudos de interdição e áreas não visitadas, com os respectivos motivos.

A Promotoria da Cidadania estabeleceu 26 de julho como prazo final para que a Secretaria de Assistência Social do Município informe sobre as medidas adotadas para conceder aluguel social às famílias afetadas e sobre o fornecimento de água potável aos moradores ainda na área.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img