spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Arte e culturaCCJR aprova quatro projetos de autoria de Ubaldo que fortalecem a inclusão,...

CCJR aprova quatro projetos de autoria de Ubaldo que fortalecem a inclusão, a cultura e o reconhecimento social no RN

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na manhã desta terça-feira (04), quatro importantes Projetos de Lei de autoria do deputado Ubaldo Fernandes (PSDB), que reforçam valores de cidadania, inclusão, cultura e reconhecimento a personalidades e instituições potiguares.Entre as matérias aprovadas, está o Projeto de Lei nº 422/2025, que torna obrigatória a disponibilização do Código de Defesa do Consumidor em linguagem Braille nos estabelecimentos comerciais do estado.

A proposta busca garantir o acesso pleno aos direitos do consumidor às pessoas com deficiência visual e baixa visão, promovendo mais inclusão, autonomia e equidade nas relações de consumo. “Esse projeto reafirma nosso compromisso com a acessibilidade e com o respeito à cidadania das pessoas com deficiência. É um passo importante para um RN mais inclusivo e justo”, destacou o parlamentar.

Outra matéria aprovada foi o Projeto de Lei nº 364/2025, que institui a Semana Estadual do Folclore “Câmara Cascudo” no calendário oficial de eventos do Rio Grande do Norte. A celebração, a ser realizada anualmente na semana do dia 22 de agosto, visa valorizar o legado do maior folclorista do Brasil e do mundo, Luís da Câmara Cascudo, além de fortalecer a cultura popular e as tradições do povo potiguar.

A proposta prevê a realização de atividades culturais e educativas em parceria com secretarias estaduais, municípios, instituições de ensino e o Instituto Ludovicus – Instituto Câmara Cascudo.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 153/2025, que denomina de “Rodovia Manoel Alves Irmão” o trecho da RN-093 que liga os municípios de Tangará, Sítio Novo, Lagoa de Velhos, Barcelona, Ruy Barbosa e Caiçara do Rio do Vento. A homenagem reconhece a trajetória do juiz Manoel Alves Irmão, primeiro magistrado da comarca de Tangará e figura marcante na história jurídica e educacional do interior potiguar.

Fechando o conjunto de proposições aprovadas, o Projeto de Lei nº 465/2025 reconhece como de utilidade pública estadual a Associação de Desenvolvimento Social – Arez para Todos, entidade que atua no município de Arez promovendo ações de inclusão social, cidadania, educação e combate à fome. O reconhecimento permitirá à instituição ampliar suas parcerias e projetos em benefício da comunidade.

Para o deputado Ubaldo Fernandes, a aprovação das matérias reflete o compromisso de seu mandato com o desenvolvimento humano e cultural do Rio Grande do Norte: “São iniciativas que dialogam diretamente com as necessidades e os valores do nosso povo — desde o incentivo à cultura e o reconhecimento da nossa história até a promoção de inclusão e cidadania. Seguimos trabalhando por um estado mais humano, justo e solidário”, afirmou o parlamentar.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...

Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

A série documental Musicadelphia será lançada nesta quarta-feira (28),...

PF mira desvios na saúde no RN; prefeito de Mossoró entre alvos

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a...