spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralEquoterapia: conheça como funciona a terapia alternativa para crianças com TEA no...

Equoterapia: conheça como funciona a terapia alternativa para crianças com TEA no RN

No Rio Grande do Norte, uma terapia alternativa vem conquistando o coração de pais e mães de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA): a equoterapia. A prática, que utiliza cavalos como aliados terapêuticos, é reconhecida pelos seus benefícios sensoriais, motores e cognitivos, especialmente para o público autista. Recentemente, a Polícia Militar do RN inaugurou o seu próprio Centro de Equoterapia, abrindo vagas para a comunidade autista na capital potiguar.

A equoterapia funciona através do movimento do cavalo, que proporciona estímulos diversos aos pacientes, desenvolvendo suas capacidades físicas, emocionais e sociais. “Para as crianças com TEA, além de melhorar o equilíbrio e a postura, a prática estimula a sensibilidade tátil, visual, olfativa e auditiva”, explica a fonoaudióloga Liliana Câmara, do Centro de Equoterapia e Equitação do RN (CEERN), com 22 anos de experiência na área.

No estado, há quatro centros ativos de equoterapia. O mais recente, o Centro da PMRN, opera no Regimento da Cavalaria na zona Norte de Natal, e conta com fisioterapeuta, psicólogo e equoterapeuta. “Realizar a equoterapia era um sonho do coronel Moreira, que finalmente conseguimos viabilizar em julho”, comenta a tenente Angélica Pascoal, coordenadora do projeto.

Durante as sessões, que ocorrem às terças e quartas-feiras, 14 crianças realizam atividades de 30 minutos. Cada sessão envolve exercícios específicos, como o uso de bola para trabalhar equilíbrio e foco, e as turmas são divididas entre dependentes de policiais e o público em geral.

Thiago Aldenir, pai da pequena Thalita, de 5 anos, destaca a importância da terapia como uma alternativa leve e eficaz. “Ela gosta muito, e já vemos avanços no equilíbrio e no contato visual. A experiência em cima do cavalo faz com que ela fique mais focada”, relata.

Pais e responsáveis apontam melhorias como coordenação motora, postura e regulação emocional. Priscila Oliveira, mãe de Piero, de 13 anos, descreve a terapia como transformadora. “O contato com os cavalos o ajudou a desenvolver empatia e habilidades sociais que pareciam distantes”, conta Priscila, que vê a terapia como um momento de desconexão do mundo digital e um resgate da conexão com a natureza.

Outro caso é o de Jean Miguel, de 8 anos, que está em tratamento há quatro meses e apresentou avanços expressivos. “Ele aprendeu a ter paciência e já aceita mudanças na rotina, algo que antes era muito difícil”, afirma sua mãe, Jéssica Cirilo.

Além do centro da PMRN, o Parque de Exposições Aristófanes Fernandes, em Parnamirim, oferece sessões de equoterapia através do projeto da Secretaria de Agricultura e Pesca (SAPE), que em parceria com a UFRN e a ANQM, realizou 1.200 atendimentos neste ano.

A prática da equoterapia chegou ao Brasil na década de 70 e foi oficialmente reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina em 1997. Desde então, a Associação Nacional de Equoterapia do Brasil (ANDE-Brasil) regulamenta e promove a terapia no país, onde existem atualmente mais de 320 centros.

Benefícios da Equoterapia

Os benefícios da equoterapia são diversos e impactam tanto o desenvolvimento físico quanto o emocional dos pacientes. Entre os principais resultados observados estão:

  • Melhoria do Equilíbrio e Postura: Os movimentos do cavalo exigem que o paciente trabalhe o equilíbrio, fortalecendo a musculatura e a postura.
  • Estímulo Sensorial e Cognitivo: As sessões proporcionam estímulos variados — visuais, táteis, olfativos e auditivos —, favorecendo o desenvolvimento sensorial e a consciência corporal.
  • Aumento da Interação Social: A presença do cavalo e dos terapeutas contribui para que o paciente melhore habilidades sociais, como o contato visual e a comunicação.
  • Redução da Ansiedade e Aumento da Autoconfiança: O vínculo com o animal é especialmente benéfico para reduzir a ansiedade e aumentar a confiança

Os interessados em participar da Equoterapia no Centro da PMRN podem entrar em contato pelo e-mail equoterapia.pmrn@gmail.com para obter informações sobre inscrição e requisitos, incluindo a apresentação de indicação médica.

Com informações da Tribuna do Norte*

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Mercosul defende medidas para proteção de crianças no ambiente digital

Os países do Mercosul – bloco formado por Argentina,...

Cajueiro de Pirangi passa a ser unidade de conservação e proteção ambiental do RN

O Cajueiro de Pirangi, um dos símbolos naturais mais...

livro traz contos a partir de relatos de quem não sabe escrever 

Apesar de estarmos na era das redes sociais e...

Projeto “Aprendendo a Aprender” dá a adolescentes e jovens o direito de recomeçar

O futebol como metáfora da vida é uma alegoria...

mulheres dedicam 128% de tempo a mais que homens em tarefas domésticas 

Depois de exaustivas horas de trabalho, chegar em casa e finalmente…...

Filme vai retratar impactos da energia eólica no RN e PB

O longa-metragem de ficção “Filho do Vento”, ainda em...

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img