spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Pesquisa eleitoralEm cenário sem Bolsonaro, Gusttavo Lima desponta como principal adversário de Lula...

Em cenário sem Bolsonaro, Gusttavo Lima desponta como principal adversário de Lula nas eleições de 2026, aponta pesquisa

O cantor Gusttavo Lima (sem partido) surge como o nome mais competitivo da oposição nas eleições presidenciais de 2026, de acordo com a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3). Em um cenário de segundo turno, o cantor figura como o principal desafiante ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com uma diferença de 6 pontos percentuais, com o petista registrando 41% das intenções de voto e Gusttavo Lima alcançando 35%.

A pesquisa, realizada entre os dias 23 e 26 de janeiro de 2025, ouviu 4,5 mil pessoas em todo o país e revelou que, apesar da proximidade no segundo turno, Lula continua sendo o líder nas preferências eleitorais, conquistando vantagem em todos os cenários de disputa. No entanto, o cantor sertanejo se destaca como o adversário com maior força para contestar a reeleição de Lula em 2026, especialmente em comparação com outros nomes da oposição.

Cenários de disputa

A pesquisa revelou outros dados importantes para o cenário eleitoral de 2026. Embora Gusttavo Lima tenha se mostrado o principal nome de oposição, outros candidatos de direita como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) e o ex-coach Pablo Marçal (PRTB) apresentam um desempenho significativamente inferior no confronto direto contra o atual presidente.

No cenário de segundo turno entre Lula e Tarcísio de Freitas, por exemplo, o petista lidera com 43% das intenções de voto, contra 34% do governador paulista, uma diferença de 9 pontos percentuais. Já no confronto direto com Eduardo Bolsonaro ou Pablo Marçal, Lula amplia a vantagem, com 44% das intenções de voto contra 34% de ambos os opositores.

Outro dado relevante da pesquisa é a ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas simulações de segundo turno. Isso ocorre devido à sua inelegibilidade, uma vez que ele está proibido de concorrer nas eleições de 2026, o que deixa um vácuo importante no campo da direita para as próximas disputas presidenciais.

Lula continua à frente em todos os cenários

Em cenários envolvendo outros governadores, a vantagem de Lula também permanece expressiva. Se o presidente fosse disputar a presidência com o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), ou o de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), a diferença seria ainda maior. Lula aparece com 45% das intenções de voto, enquanto Caiado teria apenas 26% e Zema 28%.

Esse panorama sugere que, embora o governo de Lula tenha enfrentado desafios e críticas, com uma desaprovação de 49% da população contra 47% de aprovação, o ex-presidente segue consolidado como o principal nome nas preferências eleitorais, especialmente no cenário de uma eleição em segundo turno. A rejeição ao governo, pela primeira vez maior do que a aprovação, pode afetar o desempenho do petista, mas não parece ser suficiente, até o momento, para ameaçar sua reeleição.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Verão completo: Parnamirim leva vacinação, fiscalização e serviços essências para a orla

O verão em Parnamirim está completo com o trabalho...

Mídias sociais, desinformação e manipulação política

Faltando pouco mais de oito meses para a eleição...

Verdades esquecidas sobre um projeto de engorda de praia bem sucedido

Gostaria de fazer algumas observações sobre uma matéria publicada...

as facetas da pintura de Assis Costa

Artista que gosta de pintar as memórias de infância...

ativistas do RN celebram avanços, mas desafio é consolidar

O mês da visibilidade trans, celebrado em janeiro, segue...

O mistério de Areia Preta e a solução de David Capistrano

O novo boletim de balneabilidade publicado pelo projeto Água...

Formatura celebra alfabetização de 500 jovens e adultos no RN

“O nosso sonho é que o Rio Grande do...

Prefeitura de Natal despeja pela 19ª vez famílias em situação de rua no Baldo

Cerca de sete barracos foram retirados na manhã deste...

Governo Fátima investe R$ 3,7 bi em 7 anos e projeta mais R$ 1,6 bi em 2026

A gestão da governadora Fátima Bezerra no Rio Grande...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img