spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralGoverno do RN amplia apoio à infância e adolescência com novo fundo...

Governo do RN amplia apoio à infância e adolescência com novo fundo e capacitação de conselheiros tutelares

O Governo do Estado do Rio Grande do Norte anunciou importantes avanços nas políticas públicas voltadas para a proteção e promoção dos direitos das crianças e adolescentes. Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (26), a governadora Fátima Bezerra destacou a regulamentação da Lei do Fundo da Infância e Adolescência (FIA) e a certificação de 865 conselheiros tutelares formados para atuar com mais eficácia na defesa dos direitos infantojuvenis.

A nova legislação, sancionada pela governadora em 23 de janeiro de 2025, estabelece a regulamentação do FIA, que permitirá a destinação de recursos para financiar projetos sociais voltados à infância e adolescência em todo o estado. O objetivo é apoiar a inclusão sociocultural e fortalecer entidades que atuam na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, além de promover ações de políticas públicas mais efetivas.

“O Governo, através da SEMJIDH, ao lado do Conselho Estadual da Criança e do Adolescente, estão empenhados na regulamentação para o lançamento de um edital aberto às empresas que desejem participar por meio de renúncia fiscal. Será um marco importante em apoio ao presente e ao futuro dos nossos jovens”, declarou a governadora Fátima Bezerra.

Além da criação do FIA, o evento também marcou a entrega dos certificados para 865 novos conselheiros tutelares, que passaram por um curso de qualificação promovido pela Escola de Conselhos do RN. Essa capacitação foi realizada em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério dos Direitos Humanos. A formação abrangeu diversas regiões do estado, com polos em Natal, Mossoró, Santa Cruz, Caicó e Pau dos Ferros, garantindo a capilaridade e o alcance da qualificação.

O deputado estadual Hermano Morais, que esteve presente no evento, enfatizou a importância de sensibilizar a sociedade para a contribuição ao fundo, especialmente no período de declaração do Imposto de Renda. “Cidadãos e empresas podem destinar recursos aos fundos municipais, ajudando a fortalecer o trabalho dos conselhos tutelares e das instituições que atuam em defesa da infância e juventude”, afirmou o parlamentar.

A nova regulamentação do FIA e a qualificação dos conselheiros tutelares são passos essenciais para a consolidação de um sistema mais eficaz de proteção à infância e adolescência. A governadora Fátima Bezerra também destacou que, além da formação inicial, o Governo do Estado trabalhará em uma formação contínua para os conselheiros, a fim de garantir que o trabalho de proteção aos direitos das crianças e adolescentes seja sempre aprimorado.

A Escola de Conselhos do RN, que coordena as atividades de capacitação, é composta por diversas entidades e instituições, como a SEMJIDH, o Observatório da População Infantojuvenil em Contextos de Violência da UFRN, a Federação dos Municípios do RN (FEMURN), o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CONSEC) e o Ministério Público do RN. O investimento de R$ 6 milhões do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania reforça o compromisso do Governo com a formação e fortalecimento das políticas públicas em defesa das crianças e adolescentes potiguares.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img