Início Política Câmara acelera projeto que prevê punições a deputados que obstruem trabalhos legislativos

Câmara acelera projeto que prevê punições a deputados que obstruem trabalhos legislativos

0
Foto: José Cruz/Agência Brasil

A Câmara dos Deputados aprovou nesta terça-feira (19) o regime de urgência para um projeto de lei que altera o regimento interno e cria punições a parlamentares que impeçam o funcionamento das atividades legislativas. A aprovação permite que o texto tramite de forma acelerada, sem análise prévia pelas comissões.

.

A proposta foi apresentada pela Mesa Diretora após a ocupação do plenário pela oposição por cerca de 30 horas, em protesto contra a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O requerimento para urgência recebeu 266 votos favoráveis, 114 contrários e uma abstenção.

.

De acordo com o projeto, deputados que “impedirem ou dificultarem” o andamento das atividades legislativas, seja por ação física ou outros meios que ultrapassem as prerrogativas regimentais, poderão ser punidos com suspensão de até seis meses do mandato e das prerrogativas parlamentares. A mesma penalidade valerá para casos de agressão física nas dependências da Casa.

.

A suspensão poderá ser aplicada de forma imediata pelo presidente da Câmara ou por quem estiver conduzindo a sessão. A Mesa Diretora justificou a proposta afirmando que episódios recentes, como a ocupação da Mesa do Plenário e confrontos físicos entre parlamentares, “são manifestamente incompatíveis com a dignidade do mandato e com os fundamentos do Estado Democrático de Direito”. As condutas, no entanto, só poderão ser analisadas mediante apresentação de provas.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile