Início Câmara de Natal Vereadora Camila Araújo defende sanções dos EUA e Samanda Alves rebate com...

Vereadora Camila Araújo defende sanções dos EUA e Samanda Alves rebate com dados econômicos

0
Foto: Reprodução

Em pronunciamento durante a sessão da Câmara Municipal de Natal nesta quarta-feira (20), a vereadora Camila Araújo (União Brasil) criticou decisões da Justiça brasileira e defendeu a “soberania dos Estados Unidos”. A parlamentar se posicionou contra a determinação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, que estabelece que nenhuma lei ou decisão estrangeira pode produzir efeitos no Brasil sem homologação judicial.

.

Camila Araújo comentou especificamente a aplicação da chamada Lei Magnitsky pelo ex-presidente dos EUA, Donald Trump, contra o ministro Alexandre de Moraes, relacionada à ação penal sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo a vereadora, a decisão dos Estados Unidos demonstra a importância de respeitar a soberania norte-americana. Ela afirmou ainda que o Brasil estaria sendo visto internacionalmente como um país em regime ditatorial, comparável a Cuba, Venezuela, Nicarágua e China, e responsabilizou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por suposto isolamento do país com os EUA.

.

A vereadora projetou impactos negativos da medida sobre a economia brasileira, mencionando que bancos que operam com moeda americana e cartões vinculados aos EUA poderiam ser afetados, além de afirmar que o país já estaria em recessão e que a situação econômica se agravaria. Camila Araújo defendeu a manutenção de valores cristãos, a pátria, a família e a liberdade como princípios inegociáveis e criticou o governo federal de forma direta, chamando Lula de “cidadão de nove dedos” e de “descondenado pelos seus apadrinhados da toga”.

.

Em contrapartida, a vereadora Samanda Alves (PT) rebateu os discursos de Camila Araújo, destacando que a economia brasileira cresceu nos dois primeiros anos do governo Lula, com crescimento do PIB de 3,2% em 2023 e 3,4% em 2024, além de previsão de 2,5% para 2025. Samanda ressaltou que os setores de serviços e indústria puxaram esse crescimento, e que a inflação está projetada para fechar em 4,9% este ano. Ela citou também a redução histórica da taxa de desemprego, que caiu de 7,8% em 2023 para 6,6% em 2024, com a população desocupada diminuindo em 1,1 milhão de pessoas.

.

A parlamentar do PT lembrou ainda avanços sociais do país, como a saída do Brasil do “Mapa da Fome” da ONU, destacando melhorias no acesso à alimentação entre 2022 e 2024, e criticou tentativas de lobby pró-sanções dos Estados Unidos ligadas a Eduardo Bolsonaro. Samanda Alves concluiu que os números indicam recuperação econômica, geração de empregos e aumento da renda da população, contestando as previsões catastróficas apresentadas pela vereadora bolsonarista.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile