spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Governo Fátima BezerraPlataforma de Energias e caderno temático do setor elétrico são lançados no...

Plataforma de Energias e caderno temático do setor elétrico são lançados no RN

O Governo do Estado deu mais um passo para consolidar o Rio Grande do Norte como referência nacional em energias renováveis. Nesta terça-feira (26), a governadora Fátima Bezerra lançou a Plataforma de Energias do RN e o primeiro volume dos Cadernos Temáticos do Setor Energético Potiguar em solenidade realizada no auditório da Governadoria, em Natal.

.

“É uma ferramenta digital, online, de acesso público e interativa, criada para reunir, organizar e apresentar dados energéticos sobre a infraestrutura elétrica potiguar”, destacou a governadora durante o lançamento. A plataforma foi desenvolvida a partir do Atlas Eólico e Solar do estado, em colaboração com o SENAI-RN desde 2019, com o objetivo de ampliar a transparência, subsidiar o planejamento estratégico e atrair novos investimentos para o setor.

.

A governadora reforçou que a iniciativa reforça o compromisso do RN com desenvolvimento sustentável, transição energética e promoção de um ambiente favorável à atração de investimentos. “O RN se reafirma na vanguarda da produção energética no Brasil e no mundo, com planejamento estratégico e desenvolvimento sustentável que geram benefícios para nosso povo”, acrescentou.

.

A plataforma e o caderno disponibilizam informações sobre linhas de transmissão, usinas solares e eólicas, e integram dados sobre modais logísticos do estado. Futuramente, incluirão informações sobre hidrogênio verde, projetos offshore, infraestrutura logística e o Porto Indústria Verde.

.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Alan Silveira, destacou que o RN avança com planejamento, coordenação e segurança, garantindo acesso público às informações estratégicas. O secretário adjunto da Sedec, Hugo Fonseca, completou: “Com estas iniciativas celebramos um marco no RN, produtos de relevância técnica e compromisso com avanço tecnológico e transparência”.

.

Para Tiago Vasconcelos, analista da Empresa de Pesquisa em Energia (EPE), órgão vinculado ao Ministério de Minas e Energia, “disponibilizar dados confiáveis é reduzir custos e atrair investimentos. O RN tem sido motor do desenvolvimento elétrico brasileiro, e o lançamento da plataforma marca mais uma etapa da transição energética e do potencial do estado”.

.

O diretor regional do SENAI-RN, Rodrigo Melo, destacou que o RN possui capacidade instalada 12 vezes superior ao seu consumo. “Produzimos energia limpa, renovável e extremamente competitiva para gerar emprego, arrecadação e desenvolvimento. O RN dá exemplo ao Brasil”, afirmou. Representantes da FIERN, FUNCITERN e diversos órgãos públicos e municípios também participaram da solenidade.

.

Cadernos do Setor Energético Potiguar

O primeiro volume da série é focado na energia eólica, trazendo mapeamento detalhado da geração e transmissão em 40 municípios, consolidando a liderança do RN na produção de energia limpa. O material detalha regiões como João Câmara, São Paulo do Potengi, Açu e Currais Novos, analisando ocupação territorial, infraestrutura de transmissão e potencial de expansão.

.

João Câmara concentra a maior quantidade de empreendimentos eólicos, com subestações e linhas de 230kV e 500kV integradas ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Para garantir o escoamento e a expansão, o estado investe na ampliação da rede elétrica, incluindo cinco novas obras previstas no Leilão 01/2024 da Aneel, com investimento estimado de R$ 990 milhões.

.

Os próximos volumes da série abordarão outras fontes da matriz energética, como solar, biomassa, hídrica, fósseis e atividade petrolífera. Atualmente, o RN responde por 32% da energia eólica produzida no Brasil, e sua matriz energética é composta por 98% de fontes renováveis, com potência instalada de 10,05 gigawatts (GW) em usinas eólicas até o final de 2024, e previsão de acréscimo de 3 GW nos próximos anos. O estado conta com 309 usinas eólicas onshore em operação.

.

A solenidade reuniu autoridades do governo estadual, representantes do SENAI, FUNCITERN, UFRN, IBAMA, municípios do interior, além de secretarias e autarquias estaduais, reforçando o compromisso do Rio Grande do Norte com planejamento estratégico, inovação tecnológica e liderança em energias renováveis no país.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img