spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralGoverno federal apresenta plano para flexibilizar exigência de autoescola na CNH

Governo federal apresenta plano para flexibilizar exigência de autoescola na CNH

O governo federal apresentou nesta terça-feira (2) o modelo sugerido pelo Ministério dos Transportes para eliminar a obrigatoriedade da autoescola no processo de obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A proposta faz parte de um plano do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), anunciado pelo ministro Renan Filho (MDB) no final de julho de 2025, com o objetivo de reduzir custos e tornar o processo mais flexível para os candidatos.

.

Segundo o passo a passo apresentado pelo ministério, o candidato poderá abrir o processo de habilitação no Senatran ou no Detran e escolher a modalidade de curso técnico, que poderá ser feito de forma EAD (Ensino a Distância), em autoescolas ou em Escolas Públicas de Trânsito. Com o certificado em mãos, o candidato deverá ir ao Detran para coleta de biometria e pagamento das taxas, seguido pelos exames médicos e avaliação psicológica.

.

Após a aprovação nesses exames, o candidato realiza a prova teórica. Caso sinta necessidade, poderá fazer aulas práticas em via pública, acompanhado de um instrutor autônomo credenciado ou em uma autoescola. Por fim, será necessário realizar a prova prática de direção veicular. O ministério não divulgou detalhes adicionais sobre a proposta.

.

Atualmente, para obter a CNH, o candidato precisa cumprir ao menos 45 horas-aula teóricas e 20 horas-aula práticas em autoescolas credenciadas, incluindo aulas noturnas e simulador de direção em alguns estados. O governo argumenta que essas exigências elevam o custo do processo, que varia entre R$ 3.000 e R$ 4.000, sem necessariamente garantir melhor qualidade no aprendizado.

.

“O Brasil é um dos poucos países no mundo que obriga o sujeito a fazer um número de horas-aula para fazer uma prova. A autoescola vai permanecer, mas em vez de ser obrigatória, ela pode ser facultativa”, afirmou o ministro Renan Filho em entrevista ao jornal Estado de S. Paulo.

Se sancionada, a medida permitirá que o candidato regule sua própria carga de aulas práticas, podendo optar por instrutores autônomos credenciados ou autoescolas, mantendo, no entanto, a obrigatoriedade de aprovação nas provas teórica e prática.

.

Entidades ligadas à educação no trânsito manifestaram preocupação com a proposta, alertando que a flexibilização pode comprometer a formação de motoristas e aumentar riscos à segurança viária. O plano agora será encaminhado ao presidente para análise e possível sanção.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Atriz Tânia Maria é destaque em capa do New York Times

“Apesar de protegida pelos óculos escuros, Tânia Maria de...

Parnamirim lança plano pioneiro voltado à saúde mental de crianças e adolescentes

A saúde mental de crianças e adolescentes passou a...

Apoiados pelo PL, Álvaro Dias e Styvenson dizem não ser bolsonaristas

O ex-prefeito Álvaro Dias (Republicanos) e o senador Styvenson...

Filme potiguar Mãe Santíssima estreia na 29ª Mostra de Cinema de Tiradentes

O curta-metragem Mãe Santíssima, dirigido pelo cineasta potiguar Buca...

Prefeitura adia mais uma vez lançamento do edital de licitação do transporte

Antes previsto para janeiro, o lançamento do edital de...

Câncer é a principal causa de morte em 20 municípios do RN

Em 20 municípios do Rio Grande do Norte, o...

Federação com PT, PCdoB e PV quer dobrar número de deputados federais no RN

A Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PCdoB...

Intolerância religiosa ainda atinge terreiros e expõe racismo no RN

Em pleno século XXI, a intolerância religiosa segue sendo...

Acordeon ganha espaço na EMUFRN e reforça a identidade da música popular potiguar

A Escola de Música da Universidade Federal do Rio...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img