spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralApós solicitação de Ezequiel, Ouro Branco terá medidas emergenciais para abastecimento de...

Após solicitação de Ezequiel, Ouro Branco terá medidas emergenciais para abastecimento de água

Perfuração de 10 poços tubulares, isenção na cobrança da tarifa de água onde o sistema estiver colapsado por mais de 15 dias e abastecer a estação elevatória para o fornecimento de água em sistema de rodízio foram as ações emergenciais para a cidade Ouro Branco, na região Seridó, apresentadas pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), em reposta ao requerimento do presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado Ezequiel Ferreira (PSDB).

“Enquanto perdurar a grave crise de abastecimento na região Seridó, as equipes técnicas da Caern, Defesa Civil e Semarh estarão trabalhando para minimizar as intercorrências nas cidades”, salientou Ezequiel Ferreira. Na manhã desta sexta-feira (29), Thiago Índio do Brasil, diretor de operação e manutenção da Caern, explicou que a solução definitiva só ocorrerá com a chegada das águas do rio São Francisco, via Eixo Sul do Sistema Seridó, vindas da barragem de Oiticica. 

Thiago Índio do Brasil recebeu uma comitiva de vereadores e liderança de Ouro Branco onde respondeu as questões dos participantes do encontro, entre eles: os vereadores Junior Nogueira, Maiza, Dedê, Tiririca (que representou o vereador Marcos Costa), o engenheiro Neto Aristides e a representante dos comerciantes, Amanda da Mata. O diretor de relações institucionais da ALRN, Rodrigo Rafael, participou da reunião, bem como representantes da Semarh e Defesa Civil do Estado. 

Ouro Branco é a primeira cidade do Seridó com sistema de abastecimento em emergência. Daí a necessidade das solicitações do deputado Ezequiel. Ouro Branco e outros municípios do Seridó, enfrentam períodos de mais de 20 dias sem fornecimento adequado de água potável.

Inicialmente a isenção da tarifa vai atingir 200 imóveis e ao longo da semana mais 256. Leonardo Alves, coordenador da Defesa Civil do Estado, na região Seridó, durante a reunião informou que o município de Ouro Branco dispõe de R$ 111.770,86 há 180 dias para obras emergenciais que não foi utilizado. “É preciso justificar e renovar e necessidade de utilização do uso do recurso. Bem como decretar a situação de calamidade para que a Defesa Civil possa atuar junto ao município”, explicou. 

Também ficou definido da reunião a realização de uma audiência pública na cidade com a participação de todos os órgão envolvidos (Caern, Semarh e Defesa Civil do Estado), para esclarecimentos de dúvidas da comunidade de Ouro Branco.

Crédito da(s) Foto(s): Assessoria de Comunicação
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

documentário conta vida do radialista Caby da Costa Lima

Os fãs e amigos do radialista Caby da Costa...

Funcarte tem cinco dias para apresentar emendas de vereadores de Natal

A Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) tem cinco...

Poetas lança programação para o carnaval 2026 e celebra diversidade

“Esse bloco representa a diversidade, a sucessão de gerações...

PT aposta na “força de Lula” para levar Cadu ao segundo turno no RN

O PT aposta na “força de Lula” para levar...

Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas

A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a...

Prefeitura anuncia empréstimo para concluir obra de hospital inaugurado em 2024

A Prefeitura de Natal anunciou na última semana um...

Moradora de Natal é pré-candidata à presidência do Brasil pela UP

Ela é mais uma Silva que quer ser presidenta...

Deputados do RN retomam trabalhos com eleição para mandato-tampão no radar

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN)...