spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralMaré alta derruba cerca no Morro do Careca em Ponta Negra pela...

Maré alta derruba cerca no Morro do Careca em Ponta Negra pela segunda noite consecutiva

O mar avançou sobre a faixa de areia alargada da Praia de Ponta Negra, na Zona Sul de Natal, entre a madrugada e o início da manhã desta quarta-feira (8), derrubando parte da cerca instalada no pé do Morro do Careca. O fenômeno ocorreu durante a lua cheia, que influencia no comportamento do mar, e registrou altura de maré de 2 metros e 53 centímetros às 4h59.

.

Segundo relatos de frequentadores e trabalhadores da praia, a água acumulada na faixa de areia escorreu em direção ao mar, formando um pequeno “rio” no pé do Morro do Careca. Com a força do avanço, a cerca do morro cedeu parcialmente, embora a engorda da praia, concluída em janeiro deste ano, tenha ajudado a proteger a orla e os imóveis próximos.

.

A secretária de Infraestrutura de Natal, Shirley Cavalcanti, afirmou que a engorda ajudou a minimizar os danos da maré alta. “Imagine se não tivéssemos a faixa de areia alargada. Provavelmente o Morro do Careca estaria muito mais erodido, o calçadão totalmente danificado e os imóveis também”, disse. A gestora acrescentou que a areia retirada pela maré será parcialmente reposta pelo mar, mas que a engorda precisa de manutenção periódica, prevista para cada 7 a 10 anos.

.

Sobre a cerca derrubada, o Idema informou que a estrutura instalada atualmente foi executada pela Prefeitura durante a obra de engorda, com materiais diferentes do cercamento original, que era de madeira maciça com base de concreto. O órgão solicitou esclarecimentos formais à prefeitura sobre as especificações técnicas do novo cercamento.

.

A engorda da praia de Ponta Negra foi concluída em janeiro de 2025, ampliando a faixa de areia ao longo de 4,6 km da orla, do início da Via Costeira até o Morro do Careca. Ao todo, 1 milhão de metros cúbicos de areia foram utilizados na obra, considerada pela prefeitura como principal intervenção contra a erosão do mar.

.

A obra, no entanto, passou por polêmica envolvendo licenciamento ambiental. Em julho de 2024, a Justiça determinou a emissão de licença com 80 condicionantes, concedida em 23 de julho. A intervenção começou em agosto, mas foi paralisada em setembro devido a problemas na jazida de areia. A prefeitura encontrou um novo banco a 10 km da costa e retomou a obra, alegando que o decreto de emergência publicado em 20 de setembro dispensava a necessidade de uma nova licença ambiental.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...

o #MeGuia traz as atrações culturais de 05 a 09/02

Entre quinta-feira, 5, e segunda-feira, 9 de fevereiro, Natal...

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...

RN amplia ações institucionais no enfrentamento à intolerância religiosa

Celebrado em fevereiro, o Dia Nacional de Combate à...

Gestão Nilda acelera obras nas escolas e garante mais qualidade no retorno às aulas

A gestão da prefeita Nilda segue firme no compromisso...