spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
TurismoTurismo no RN tem melhor desempenho do Nordeste e volta a crescer...

Turismo no RN tem melhor desempenho do Nordeste e volta a crescer após quatro meses de queda

O setor de turismo do Rio Grande do Norte voltou a registrar alta após quatro meses consecutivos de retração. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada nesta terça-feira (14) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o volume de atividades turísticas potiguares cresceu 5,8% em agosto em relação a julho. O resultado foi o melhor entre os estados do Nordeste e o segundo maior do país, ficando atrás apenas do Amazonas (6,9%).

.

A recuperação foi acompanhada também por um avanço na receita nominal do setor, que cresceu 4,2% no mesmo período. Na comparação com agosto de 2024, o crescimento da receita foi ainda mais expressivo, atingindo 15,5%, enquanto o volume de atividades turísticas subiu 6,1%. No acumulado de janeiro a agosto de 2025, o turismo potiguar já registra alta de 5,6% em volume e 13,6% em receita. No acumulado de 12 meses, os índices sobem ainda mais: 7,8% em volume e 14,5% em receita nominal.

.

O desempenho do Rio Grande do Norte supera as médias nacionais, já que o turismo brasileiro cresceu 0,8% em volume e 2% em receita no mesmo mês. Segundo o gerente da pesquisa do IBGE, Rodrigo Lobo, o resultado representa uma retomada após meses de retração provocada pelo aumento das passagens aéreas. “Havia uma pressão do aumento de preços das passagens, que acabou reduzindo o volume do transporte aéreo em junho e julho, levando assim a atividade turística a recuar. Então essa alta vem de uma base de comparação mais baixa”, explicou.

.

Além do turismo, o setor de serviços como um todo também registrou resultados positivos em agosto no Rio Grande do Norte: 1,1% de crescimento em volume e 1,8% em receita nominal. Foi o segundo melhor resultado do ano para a receita do setor, atrás apenas de fevereiro (2,5%). Na comparação com agosto de 2024, os serviços cresceram 7% em receita e 1% em volume.

.

No acumulado de 2025, o setor de serviços potiguar apresenta alta de 9,4% na receita nominal e 3,2% em volume. Em 12 meses, os índices alcançam 11,6% e 6,5%, respectivamente. Apesar dos bons números, o IBGE destaca uma leve desaceleração no ritmo de crescimento em relação a julho.

.

A PMS é um levantamento mensal que permite acompanhar o comportamento conjuntural dos principais segmentos empresariais não financeiros do setor de serviços, excluindo saúde e educação. Os dados completos estão disponíveis no Sistema IBGE de Recuperação Automática (Sidra), e a próxima divulgação, referente a setembro, está prevista para o dia 12 de novembro.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...

o #MeGuia traz as atrações culturais de 05 a 09/02

Entre quinta-feira, 5, e segunda-feira, 9 de fevereiro, Natal...

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...

RN amplia ações institucionais no enfrentamento à intolerância religiosa

Celebrado em fevereiro, o Dia Nacional de Combate à...

Gestão Nilda acelera obras nas escolas e garante mais qualidade no retorno às aulas

A gestão da prefeita Nilda segue firme no compromisso...