spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralPrefeitura de Natal quer assumir licenciamento do Parque Linear

Prefeitura de Natal quer assumir licenciamento do Parque Linear

A implantação do Parque Linear da avenida Engenheiro Roberto Freire, um dos projetos mais aguardados na área ambiental e urbanística de Natal, entrou em fase decisiva — mas com um impasse jurídico entre o município e o Governo do Estado. A Prefeitura de Natal pretende solicitar ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) a delegação da competência para realizar o licenciamento ambiental do empreendimento. O órgão estadual, no entanto, afirma que a legislação não permite a transferência da atribuição, por se tratar de uma unidade de proteção integral sob gestão estadual.
.
De acordo com o secretário municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Thiago Mesquita, o pedido será formalizado assim que o projeto executivo e os estudos técnicos forem concluídos pela Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra). Ele defende que a Semurb tem estrutura técnica e legal para conduzir o processo.
.
“A Semurb reúne um quadro técnico de concursados, formado por engenheiros florestais, ambientais, biólogos, arquitetos e gestores ambientais, muitos com mestrado e doutorado. É uma equipe capacitada e que tem totais condições, pela Lei Complementar 140, de realizar o licenciamento”, argumentou o secretário.
.
O Parque Linear está previsto para ocupar 10 hectares de terreno cedidos pelo Exército Brasileiro, e deve reunir áreas verdes, trilhas ecológicas, pistas de caminhada e ciclismo, anfiteatro, espaços esportivos e de educação ambiental. A proposta busca conciliar qualidade de vida, turismo e preservação ambiental, respeitando o zoneamento e as regras do novo plano de manejo do Parque das Dunas.
.
Apesar do interesse do município em centralizar o processo, o Idema reforça que o licenciamento é competência exclusiva do Estado. O diretor técnico do órgão, Thales Dantas, explica que uma nota técnica da Unidade de Gestão da Biodiversidade (UGBio) concluiu pela impossibilidade de delegar a competência, com base em análise técnico-jurídica da Lei Complementar 140.
.
“O licenciamento é uma atribuição do Estado, à exceção de áreas de preservação ambiental, o que não é o caso, já que se trata de uma unidade de proteção integral, por ser um parque estadual. Não é porque o licenciamento é do Governo do Estado que será algo moroso. Há prioridade e diálogo, com um olhar técnico e isento sobre o projeto”, destacou Dantas.
.
Diante da divergência, o Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado (MPRN) convocaram uma reunião de mediação para esta quarta-feira (29), reunindo representantes do Governo do Estado, Idema, Prefeitura de Natal, Seinfra e Semurb. O objetivo é buscar uma solução técnica e consensual para viabilizar o início das obras.
.
Apesar do impasse, tanto o município quanto o Estado afirmam estar comprometidos com o avanço do projeto.
.
“Não há lado A ou lado B: o planeta é um só, e o tempo urge para criarmos espaços de lazer e preservação. É uma visão que precisa convergir. Estado e município estão juntos em prol da preservação ambiental e do direito à cidade”, concluiu Thales Dantas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...

Jovens em conflito com a lei no RN podem receber bolsa para evitar reincidência 

O adolescente que comete um ato infracional precisa cumprir...

Bancada do PT reage à rejeição total de emendas no Orçamento de Natal

A bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img