spot_img
spot_img
GeralJustiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria nos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) utilizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em dois hospitais privados de Natal, o Hospital Memorial São Francisco e o Hospital Rio Grande.

.

A ação contou com a participação do Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern), dos Ministérios Públicos Federal e Estadual e da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). O objetivo foi verificar o funcionamento e a ocupação dos leitos contratualizados com o SUS, além de avaliar as condições da assistência prestada aos pacientes.

.

A inspeção começou pelo Hospital Memorial, onde a comitiva foi recebida pela direção da unidade e conversou com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde, especialmente na ala de terapia intensiva.

.

Segundo a juíza federal Gisele Leite, que acompanha o caso, os leitos são alvo de uma ação judicial movida pelo Cremern, que busca garantir a abertura e a manutenção de UTIs destinadas ao atendimento público.

.

“Antes da pandemia de Covid-19, esse processo já entrou em conciliação e, desde então, realizamos reuniões e audiências periódicas. Os 10 leitos contratualizados com o SUS estão abertos e ocupados. Nosso objetivo é conhecer como o serviço está sendo prestado e buscar aprimoramento”, afirmou a magistrada.

.

O diretor do Hospital Memorial, Ricardo Queiroz, informou que metade dos leitos de UTI do hospital é destinada a pacientes encaminhados pela Sesap.

.

“São pacientes clínicos, essencialmente, vindos do interior e da Grande Natal. Todos os casos são encaminhados pela regulação do SUS”, explicou.

.

No Hospital Rio Grande, a vistoria seguiu ao longo do dia. No local, a equipe verificou 22 leitos de UTI em funcionamento, número temporariamente ampliado em relação ao contrato original, que prevê 10 vagas, com validade até janeiro de 2026.

.

As inspeções periódicas nos hospitais privados que atendem pacientes do SUS acontecem há 13 anos, por determinação da Justiça Federal. Atualmente, tanto o Memorial quanto o Rio Grande estão com 100% de ocupação dos leitos.

.

Na última sexta-feira (31), dois pacientes morreram à espera de vagas de UTI: o antenista Erberson Kleber Clementino, de 43 anos, em Santa Cruz, e o aposentado Agenor Tomaz Pereira, de 91, em Pendências. Os casos voltaram a expor a insuficiência de leitos de terapia intensiva disponíveis no estado.

.

De acordo com dados da Secretaria Estadual de Saúde, o Rio Grande do Norte possui atualmente 294 leitos de UTI na rede pública, entre unidades próprias e contratadas com hospitais privados. Em 2018, o número era de 161 leitos, o que representa um aumento de mais de 80% em seis anos, ainda assim, insuficiente para a demanda crescente.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

por que o Brasil precisa de uma nova Comissão da Verdade

A 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos produziu algo...

Deputados federais do RN empenharam R$ 82,6 milhões em emendas Pix em 2025

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte...

O que é o “PL da Dosimetria” e por que está mobilizando protestos

Na madrugada da última quarta-feira, 10 de dezembro, em...

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img