spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesCasa Durval Paiva mobiliza campanha no Dia de Doar 2025

Casa Durval Paiva mobiliza campanha no Dia de Doar 2025

O Dia de Doar, celebrado mundialmente, retorna em 2025 com o propósito de fortalecer a solidariedade e estimular o hábito de doar no cotidiano. Nesta terça-feira (2), a Casa Durval Paiva já lançou sua campanha nas redes sociais, convocando a sociedade a apoiar a instituição e ampliar a rede de cuidado.

Criado para impulsionar a cultura da generosidade, o movimento reúne voluntariamente pessoas e organizações comprometidas em incentivar ações solidárias. Desde que surgiu nos Estados Unidos, em 2012, o Dia de Doar se espalhou por 85 países e vem ganhando protagonismo no Brasil.

Mais do que destinar recursos financeiros, a proposta é dedicar tempo, atenção e aquilo que cada pessoa puder oferecer. Em resumo, trata-se de um momento em que o mundo inteiro se volta para a prática da solidariedade, seja por meio de doações, campanhas ou iniciativas comunitárias.

O presidente da Casa Durval Paiva, Rilder Campos, reforça a dimensão transformadora do gesto. “Todo dia é dia de doar e, uma vez por ano, acontece uma grande celebração da doação. Doar, literalmente, nos faz sentir bem. O ato de doar contribui efetivamente com a transformação para o melhor da sociedade, das instituições e, principalmente, das pessoas. A doação pode ser com dinheiro, tempo, talento, roupa, brinquedo, comida ou o que você quiser. É um ato de desprendimento, renúncia, entrega e amor ao próximo”, ressalta.

As contribuições podem ser feitas de diversas formas: roupas, alimentos, brinquedos, produtos de higiene ou doações financeiras. A instituição reforça que cada gesto importa e ajuda a sustentar o atendimento oferecido a pacientes e famílias.

O #DiadeDoar integra o “Movimento por uma Cultura de Doação”, rede formada por voluntários e organizações que atuam para consolidar a doação como prática social no país. No cenário internacional, o movimento é conhecido como #GivingTuesday e ocorre sempre na primeira terça após o Dia de Ação de Graças, seguindo datas comerciais como a Black Friday e a Cyber Monday. No Rio Grande do Norte, esta é a 9ª edição da campanha.

Casa Durval Paiva recebe reconhecimento do Criança Esperança

A Casa Durval Paiva recebeu pela sexta vez o reconhecimento do Criança Esperança em 2025, iniciativa da TV Globo e da UNESCO que financia projetos sociais em todo o país.

Neste ano, a instituição foi contemplada com o projeto “Incluir Mais”, voltado à educação inclusiva e ao atendimento de pacientes com deficiências ou atipicidades associadas ao diagnóstico de câncer e doenças hematológicas. A proposta busca assegurar que crianças e adolescentes tenham acesso à aprendizagem de forma adaptada, acolhedora e personalizada.

A demanda por metodologias inclusivas vem crescendo. Apenas em 2024, 27 pacientes com TEA, TDAH, Síndrome de Down, dislexia ou deficiências físicas e intelectuais foram acompanhados pela Casa. Com o “Incluir Mais”, será estruturada uma sala de recursos pedagógicos equipada com tecnologias assistivas, materiais interativos e acompanhamento especializado.

As atividades vão incluir atendimentos individuais, práticas lúdicas e suporte psicopedagógico e psicológico, com foco no desenvolvimento cognitivo, emocional e motor. Para Rilder Campos, o reconhecimento reafirma o trabalho da instituição. “Essa conquista representa o reconhecimento de um trabalho construído com técnica e propósito. A educação é parte fundamental do tratamento, pois permite que nossas crianças mantenham seus sonhos e vínculos com a vida escolar, mesmo durante o enfrentamento da doença”, afirma.

A Casa Durval Paiva já foi premiada outras cinco vezes pelo Criança Esperança desde 2008, fortalecendo o setor pedagógico e ampliando o acesso à educação durante o tratamento oncológico.

Fundada há 30 anos, a instituição já acolheu mais de duas mil crianças e adolescentes com câncer ou doenças hematológicas, vindas de 156 municípios do RN e de 39 cidades de outros estados. Durante o acolhimento, as famílias recebem gratuitamente assistência social, alimentação, odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia e farmácia. A Casa também capacita profissionais de saúde e educação, incentivando o diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil.

SAIBA+

Casa Durval Paiva é premiada pelo Criança Esperança

Campanha “Super Humanos” destaca importância da doação de órgãos no RN



Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img