spot_img
spot_img
Assembleia Legislativa do RNCCJR aprova PL de Ubaldo que proíbe fabricação, distribuição, comercialização e uso...

CCJR aprova PL de Ubaldo que proíbe fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas de bolas de gel no RN

Na manhã desta terça-feira (28), a Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, aprovou importantes projetos de lei de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes, que seguem agora para tramitação e posterior sanção pelo Governo do Estado.

Entre as matérias aprovadas, destaca-se o Projeto de Lei nº 545/2024, que proíbe a fabricação, distribuição, comercialização e uso de armas que utilizem bolas de gel como munição no Estado do Rio Grande do Norte.

A proposta tem como objetivo preservar a segurança pública e prevenir acidentes envolvendo esses dispositivos, popularmente conhecidos como gel blasters, que apresentam grande semelhança visual com armas de fogo reais e podem causar confusões em abordagens policiais, além de representar riscos à integridade física de crianças e adolescentes.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 377/2025, que reconhece como Patrimônio Material, Cultural, Religioso e Histórico do Estado a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, localizada no município de São Tomé. O reconhecimento valoriza a importância histórica e religiosa do templo, cuja origem remonta ao final do século XIX e que se tornou símbolo de fé e identidade do povo são-tomeense.

Outro projeto de destaque é o PL nº 458/2025, que reconhece a Noite Especial Gospel do Seridó, de Currais Novos, como Patrimônio Cultural, Histórico e Religioso do Estado. O evento, criado em 2004, reúne anualmente milhares de fiéis e artistas evangélicos em uma grande celebração de fé, música e solidariedade, consolidando-se como uma das manifestações mais significativas da cultura cristã potiguar.

A CCJR também aprovou o PL nº 454/2025, que reconhece como de Utilidade Pública Estadual a Associação Desportiva do Agreste Potiguar (ADAP), sediada em Santo Antônio. A entidade atua na promoção do esporte e inclusão social na região do Agreste, fomentando o desenvolvimento humano e o protagonismo de jovens atletas.

E, por fim, foi aprovado o PL nº 392/2025, que denomina a futura Central do Cidadão da Ribeira, em Natal, como “Central do Cidadão Presidente Café Filho”, em homenagem ao potiguar que chegou à Presidência da República e marcou a história política do país.

“Essas matérias refletem o compromisso do nosso mandato com a segurança pública, a valorização do patrimônio cultural e religioso, e o fomento ao esporte e à cidadania. São iniciativas que fortalecem nossa identidade e promovem o bem-estar coletivo do povo potiguar”, destacou o deputado Ubaldo.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

por que o Brasil precisa de uma nova Comissão da Verdade

A 13ª Conferência Nacional de Direitos Humanos produziu algo...

Deputados federais do RN empenharam R$ 82,6 milhões em emendas Pix em 2025

Os oito deputados federais do Rio Grande do Norte...

O que é o “PL da Dosimetria” e por que está mobilizando protestos

Na madrugada da última quarta-feira, 10 de dezembro, em...

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img