spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Assembleia Legislativa do RNCCJR da Assembleia aprova oito matérias de autoria do deputado Ubaldo que...

CCJR da Assembleia aprova oito matérias de autoria do deputado Ubaldo que valorizam cultura, fé, cidadania e desenvolvimento potiguar

A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte aprovou, na reunião desta terça-feira (11), oito matérias de autoria do deputado estadual Ubaldo Fernandes (PSDB). As proposições reconhecem importantes bens culturais, religiosos e históricos do Estado, além de reforçar o apoio a instituições comunitárias e à valorização do trabalho no campo.

Entre os projetos aprovados, estão o reconhecimento como Patrimônio Cultural e Artístico Imaterial do Estado do tradicional Auto “Um Presente de Natal”, realizado na capital potiguar há quase três décadas, e do Festival Halleluya de Artes Integradas de Natal, evento que há 13 anos integra fé, arte e juventude em apresentações musicais e culturais gratuitas.

Também foram aprovadas matérias que reconhecem como patrimônio potiguar templos e espaços de fé que marcam a religiosidade e a história do povo do interior: Capela de Santa Luzia, no povoado Totoró e Capela de Santa Maria Goretti, em Currais Novos; e Igreja Matriz de Santa Teresinha, em Tangará.

Esses reconhecimentos reforçam o papel das manifestações religiosas e culturais como instrumentos de preservação da memória, estímulo ao turismo e fortalecimento da identidade do povo potiguar.

Outro projeto aprovado institui, no Calendário Oficial do Estado, o Dia Estadual do Cajucultor, a ser celebrado em 11 de outubro, data já reconhecida no município de Severiano Melo. A proposta visa valorizar a cajucultura e homenagear os trabalhadores e trabalhadoras do campo que sustentam uma das cadeias produtivas mais tradicionais do Rio Grande do Norte.

A Comissão também aprovou o reconhecimento de utilidade pública estadual da Associação dos Moradores Unidos do Bairro Encanto Verde, Loteamento Jardim São Paulo e Parque Zona Sul – Coophab, em Parnamirim. A entidade atua há anos na promoção da cidadania, melhoria da infraestrutura e fortalecimento comunitário nas regiões que representa.

Por fim, foi aprovado o Projeto de Resolução nº 21/2024, que concede o Título Honorífico de Cidadão Norte-rio-grandense ao empresário Francisco Carlos Barreto Júnior, fundador da Barreto Júnior Construções, reconhecido pelo trabalho que gera centenas de empregos diretos e indiretos no município de Extremoz e em toda a Região Metropolitana de Natal.

“Essas matérias têm em comum a valorização do que é nosso — nossa cultura, nossa fé, nossa gente trabalhadora. São leis que reconhecem o esforço de quem constrói a história potiguar, seja no palco, nas comunidades, nas igrejas, nas lavouras ou nas empresas. Fico muito feliz por ver esses projetos avançarem”, destacou Ubaldo Fernandes.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...

Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

A série documental Musicadelphia será lançada nesta quarta-feira (28),...

PF mira desvios na saúde no RN; prefeito de Mossoró entre alvos

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a...