spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
Assembleia Legislativa do RNALRN fortalece formação cidadã ao acompanhar debates da ABEL sobre educação legislativa

ALRN fortalece formação cidadã ao acompanhar debates da ABEL sobre educação legislativa

A presença da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte nos painéis realizados pela Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), durante a 28ª edição a Unale, reafirmou o compromisso da instituição em acompanhar de perto as inovações que estão moldando a educação legislativa no país. Em um encontro marcado pela troca de experiências e pelo aprofundamento de práticas pedagógicas modernas, os espaços de debate abriram horizontes para equipes de todo o Brasil.

No painel “Apresentação do Curso Educação para Cidadania e para Sustentabilidade – ABEL/MEC”, a ALRN esteve representada pelos servidores José Bezerra Marinho – diretor da Escola da Assembleia; Rodrigo Aladim – coordenador do Programa Integra RN e Igor Moreira – coordenador administrativo da Escola da Assembleia.

Eles acompanharam atentamente as discussões que trataram da formação cidadã, da responsabilidade socioambiental e das novas metodologias propostas pelo MEC em parceria com a ABEL — conteúdos que dialogam diretamente com o trabalho que a ALRN desenvolve no Rio Grande do Norte.

“Nós tivemos uma reunião produtiva hoje à tarde com temas que foram apresentados que vão desde o letramento político necessário ao Brasil, o desafios da educação cidadã, e a entrega de uma homenagem de uma comenda que homenageia o doutor Florian Madruga, conterrâneo do Rio Grande do Norte e fundador da Abel há vinte e dois anos atrás. Sem dúvidas a Unale é um momento muito interessante de troca de experiência, de conhecimento, de arejamento de ideias”, declarou o diretor José Bezerra Marinho.

A programação também trouxe o lançamento do Curso Gestor de Escola do Legislativo – ABEL/CEFOR, iniciativa que reforça a importância da profissionalização das equipes educacionais das casas legislativas, e apresentou a Coleção Em Miúdos, fruto da parceria entre o Senado Federal e a ABEL, que transforma conceitos legislativos em uma linguagem simples, didática e acessível para crianças e jovens.

Para a equipe da ALRN, cada painel assistido foi uma oportunidade de fortalecer conhecimentos, renovar perspectivas e identificar práticas que podem enriquecer ainda mais os programas já existentes na Escola da Assembleia. A participação no evento, portanto, não foi apenas protocolar: foi um exercício de escuta e aprendizado que reforça o compromisso institucional com uma formação pública moderna, humana e conectada com os desafios do presente e do futuro.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

quando a política tem como meta a morte do outro

“O fato é que o afeto é a receitaque...

São Amaranto, ciência política e o governo da Professora Fátima Bezerra

Por Margarida Dias, professora da UFRN Recentemente li um romance...

PGE tenta aprovar acordos para concessão de terrenos da Via Costeira a empresários

A Procuradoria-Geral do Estado (PGE) tenta aprovar junto à...

Agências do INSS fecham de quarta a sexta-feira desta semana

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)...

encontro em Natal debate dignidade e direitos

No mês dedicado à Visibilidade Trans, acontece em Natal...

vereadores votam sobre arquivamento do processo contra Brisa nesta terça (27)

A Câmara Municipal de Natal realiza nesta terça-feira (27)...

Trabalhadores do Mercado da Redinha rejeitam cobrança de couvert artístico

Uma denúncia de cobrança de couvert artístico e de...

Musicadelphia estreia série sobre cena underground da Filadélfia

A série documental Musicadelphia será lançada nesta quarta-feira (28),...

PF mira desvios na saúde no RN; prefeito de Mossoró entre alvos

A Polícia Federal (PF), em ação conjunta com a...