O Centro Histórico de Natal será tomado por arte, reflexão e memória neste sábado (13), com a realização do projeto “Ressonância Potyguar: Imagem, Memória e Patrimônio”, uma iniciativa do Ateliê Santa Catarina que propõe discutir identidade potiguar e a importância da educação patrimonial a partir de ações no território urbano.
A programação inclui atividades formativas, intervenções artísticas e a exibição do curta-metragem “Cidade Alta – Território em Disputa”, projetado na fachada do antigo Cine Nordeste, um dos edifícios mais emblemáticos da história cultural da capital potiguar.
Aprovado pela Política Nacional Aldir Blanc, o projeto investiga como as imagens podem ativar afetos, revisitar narrativas e fortalecer o vínculo da população com o Centro Histórico. A produtora Catarina Santos destaca que a ação busca evidenciar “quais memórias e resquícios da Natal de 425 anos aparecem através do não-lugar de seus patrimônios, da demolição deliberada e da ruína estética urbana, que se configura como um espaço de disputa — e é isso que queremos discutir como interferência artística”.
Programação ao longo do dia
As atividades começam pela manhã, com uma Caminhada Histórica guiada pelo professor Luciano Capistrano, seguida por uma vivência de fotografia urbana, ambas acompanhadas por intérprete de Libras. A concentração será na Discol/Lado B, na Rua João Pessoa, 87.
À tarde, o Urban Sketchers Natal (USK) realiza um encontro a partir das 15h, com produção de desenhos, “exposichão” e roda de conversa. Do lado de fora, haverá intervenção de lambe-lambe da artista Carol de Santi. Por volta das 18h, encerra-se a programação no Centro Histórico com a exibição do curta “Cidade Alta – Território em Disputa”, dirigido e roteirizado por Catarina Santos, com edição de Martim Onirismo.
A movimentação cultural segue à noite com o Oscar Cultural do Pedrinho, apresentações no espaço underground Backstage, além da programação habitual da Discol e do Lado B, que seguem funcionando com acervo de vinis e café-brechó.
Atividades gratuitas e com certificado
Toda a programação é gratuita. A oficina de Fotografia Urbana integrará os registros da terceira edição da revista cultural “Mova uma Palha”, dedicada ao Centro Histórico. As inscrições estão abertas por meio de formulário online, com certificado mediante presença. A organização recomenda que participantes levem água e proteção solar, já que a caminhada terá foco nas mudanças arquitetônicas e nas fachadas da Cidade Alta.
Para o professor e coordenador do USK Natal, Jota Cleton, desenhar a cidade coletivamente é uma forma de partilha e construção de pertencimento. “É estar na rua, construindo experiências sensoriais e afetivas de nossos lugares”, afirma.
O projeto conta com produção do Ateliê Santa Catarina e apoio da Discol, Lado B e USK Natal, e é uma realização da Fundação José Augusto; Secretaria de Estado da Cultura; Governo do Estado do Rio Grande do Norte; Sistema Nacional de Cultura; Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura; Ministério da Cultura; Governo Federal.
Fonte: saibamais.jor.br






