spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPT-RN mira eleições e reafirma candidaturas de Lula, Fátima e Cadu para...

PT-RN mira eleições e reafirma candidaturas de Lula, Fátima e Cadu para 2026

O Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores no Rio Grande do Norte reafirmou, em resolução política, a prioridade eleitoral em 2026 para reeleger Lula presidente, eleger Fátima Bezerra senadora e Cadu Xavier governador. O documento foi aprovado em reunião realizada no último sábado (13), na cidade de Assú. A resolução política intitulada “Defender nosso legado, reeleger Lula, eleger Fátima senadora e Cadu governador” orienta a atuação do partido para o próximo período e reafirma prioridades estratégicas para o enfrentamento da extrema direita e a disputa eleitoral de 2026.

No documento, o PT potiguar diz que, às vésperas do ano eleitoral, o povo brasileiro testemunha um Brasil em profunda disputa política e institucional. “Apesar dos avanços sociais e econômicos protagonizados pelo governo federal e pelo Partido dos Trabalhadores, setores conservadores, a extrema direita e uma maioria reacionária no Congresso Nacional têm atuado de forma sistemática para sabotarem a agenda eleita nas urnas em 2022, a exemplo do PL da devastação, da anistia e da retirada de bilionários e bets da reforma tributária”, diz o texto.

Ainda assim, o diretório estadual diz que o governo Lula tem conseguido avançar pautas fundamentais para a classe trabalhadora, como a isenão do Imposto de Renda para quem ganha até R$5.000 mensais. No plano estadual, cita que “Fátima zerou folhas de pagamento em atraso, restabeleceu a credibilidade do Estado e garantiu a valorização do funcionalismo.”

Ofensiva da extrema direita sabota lideranças do PT-RN e iniciativas do governo Fátima, diz sigla

Na resolução, o diretório estadual afirma que, mesmo com avanços, o Governo do RN e lideranças petistas, como a vereadora Brisa Bracchi, têm sido sabotados por “setores organizados da extrema direita e da direita tradicional, potencializados por uma mídia hegemônica local amplamente cooptada”.

“Essa ofensiva se expressa na perseguição antidemocrática ao mandato da vereadora Brisa e na tentativa de silenciamento de toda a bancada na capital potiguar. Outra expressão destes ataques é a difusão de falso alarmismo sobre as finanças estaduais, na manipulação de dados e na construção de uma narrativa artificial de crise, com o objetivo de desgastar a popularidade do melhor governo da história do Rio Grande do Norte e tentar, a qualquer custo, retomar o controle político do Estado. Trata-se, também, de uma reação ao fato histórico de o RN ser governado, pela primeira vez, por uma mulher de origem popular, oriunda da luta sindical e da educação pública, o que intensifica ataques de caráter misógino, elitista e antipopular”, diz o documento.

Ainda de acordo com o PT potiguar, o Estado estava quebrado quando o PT assumiu, com folhas salariais em atraso, greves inclusive nas forças de segurança, infraestrutura abandonada e serviços essenciais, como a saúde, profundamente sucateados, “cenário que vem sendo superado com responsabilidade, planejamento e compromisso com o povo potiguar”, aponta o texto.

Segundo a presidente estadual do PT e vereadora por Natal, Samanda Alves, a resolução expressa unidade política e clareza de rumos. 

“O PT do Rio Grande do Norte sai desta reunião com uma posição firme: não abriremos mão de defender nosso legado, de enfrentar a extrema direita e de apresentar ao povo potiguar um projeto que já provou que dá certo. O estado que estava quebrado foi reconstruído com responsabilidade, justiça social e compromisso popular”, afirmou.

Ainda de acordo com a dirigente petista, o partido entra no próximo período com um desafio histórico pela frente de “proteger a democracia, derrotar a extrema direita e garantir que o Rio Grande do Norte continue avançando”. 

“Isso passa pela reeleição de Lula, pela eleição de Fátima para o Senado e pela consolidação de um projeto que dialogue com a classe trabalhadora, a juventude, as mulheres e os setores populares”, destacou.

Leia a resolução completa:

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img