spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPrefeito de Natal faz mudanças e irmão deixa secretaria 

Prefeito de Natal faz mudanças e irmão deixa secretaria 

Durou menos de um ano a passagem do advogado Sérgio Freire como secretário municipal de Governo (SMG) da Prefeitura de Natal, comandada pelo seu irmão, Paulinho Freire (União). 

A exoneração, à pedido, foi publicada no Diário Oficial do Município desta segunda-feira (15). No lugar, entra José Serafim da Costa Neto, até então secretário-adjunto da pasta.

Paulinho Freire também fez mudanças na Procuradoria Geral do Município (PGM). Celina Lobo saiu da titularidade para virar procuradora-adjunta, enquanto o até então adjunto, Fernando Benevides, assumiu o seu lugar. 

Em nota, a Prefeitura Municipal de Natal confirmou as mudanças e disse que “os novos titulares das pastas já fazem parte da gestão municipal e estão alinhados aos propósitos para que Natal continue avançando.”

Sérgio Freire, irmão de Paulinho, foi anunciado como secretário em dezembro do ano passado, e passou a compor a gestão desde o início da gestão, em janeiro de 2025. Sérgio é formado em Direito pela UFRN. Já foi o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Rio Grande do Norte no triênio 2013/2015 e antes assumiu outras funções, como diretor tesoureiro entre 1998 e 2000, presidente da Comissão de Orçamentos e Contas da OAB/RN no mesmo período e Conselheiro Federal da OAB/RN.

Antes de ser secretário, também era o superintendente jurídico corporativo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (Fiern). Ainda é sócio do escritório Freire Pignataro Advogados Associados, atuando nas áreas do Direito Civil, Direito Empresarial e Direito do Trabalho.

A nomeação do advogado para a SMG repetiu o prefeito anterior de Natal, Álvaro Dias (Republicanos), que também nomeou sua irmã para trabalhar no secretariado. Andréa Dias, irmã de Álvaro, teve duas passagens pela Semtas (Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social). O primeiro ciclo, entre 2019 e 2020, foi marcado por um afastamento por acusação de nepotismo. Ela havia sido nomeada em fevereiro de 2019 e, em agosto daquele ano, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello determinou o afastamento de Andréa após uma denúncia apresentada pela entidade Vigilantes da Gestão Pública.

Nos autos do processo, Álvaro Dias reconheceu o parentesco e alegou que o Supremo não impede a nomeação de parente como secretário, por se tratar de cargo de natureza política. O prefeito alegou também, à época, que a jurisprudência o beneficiava e que sua irmã tinha formação adequada para o desempenho das funções.

Marco Aurélio Mello escreveu, porém, que a súmula não previa a exceção evocada pelo prefeito, condenando o ato de nepotismo, pelo prefeito ter nomeado sua irmã para assumir o cargo na gestão pública.

Depois a Prefeitura de Natal recorreu e o STF voltou atrás. Isso porque há jurisprudência no Supremo afirmando que cargos de secretários de órgãos públicos são de natureza política, e em tese não se enquadrariam nos casos de nepotismo.

Essa primeira passagem de Andréa Dias se encerrou em dezembro de 2020 e, em janeiro de 2021, Álvaro nomeou outro parente para o cargo, seu filho Adjuto Dias, que foi exonerado em 2022 para concorrer a deputado estadual e ganhou. Em janeiro de 2024, Andréa Dias voltou ao mesmo cargo e permaneceu até o fim do governo Álvaro.

Nomeação de parentes já foi seguida por outros prefeitos de Natal

Antes de Álvaro Dias, o então prefeito Carlos Eduardo tinha nomeado, em 2017, sua esposa Andréa Ramalho para a Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres (Semul). Em 2021, já no governo Álvaro Dias, Andréa voltou a ser reconduzida ao cargo e foi exonerada em 2022, concretizando o rompimento político entre Álvaro e Carlos.

Na gestão Wilma de Faria, que foi prefeita entre 1997 e 2002, seu irmão Newton Nelson foi o chefe do Gabinete Civil. Ele morreu em 2016 quando enfrentava uma luta contra o câncer e estava na fila para receber um transplante de fígado.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...

Jovens em conflito com a lei no RN podem receber bolsa para evitar reincidência 

O adolescente que comete um ato infracional precisa cumprir...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img