spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesCom Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes do bairro da Cidade Alta, centro de Natal, não têm o que comemorar no Natal deste ano. As vendas, que tradicionalmente crescem no período, continuam estagnadas e sem perspectiva de melhora. O problema só tem se agravado desde que calçamento e calçadas foram revirados para uma reforma iniciada em 2023 e nunca concluída. Nesta quarta (17), os comerciantes que fazem parte da Associação Viva o Centro fizeram uma postagem denunciando que a Rua João Pessoa, uma das principais da área, está no escuro. 

Fizemos essa publicação mais para chamar atenção de como a Prefeitura está tratando a Cidade Alta. Entendemos que houve roubo de fiação, mas é preciso colocar algum tipo de iluminação, nem que sejam refletores e não usar o furto como desculpa para deixar tudo abandonado como está atualmente”, critica Rodrigo Vasconcelos, presidente da Associação. 

É também na Rua João Pessoa onde fica um posto da Guarda Municipal, que já foi reformado com a ajuda financeira do Viva o Centro. Por causa da escuridão, os comerciantes têm fechado suas lojas mais cedo. 

Não vemos empenho da secretaria, a Semsur [Secretaria Municipal de Serviços Urbanos] poderia usar os postes antigos, mesmo que de forma provisória. Já comunicamos a Prefeitura sobre o que vem ocorrendo. Vemos outros cantos serem iluminados para o Natal, mas não estamos pedindo nem isso, queremos apenas iluminação dos postes à noite, não é nem uma decoração”, ressalta Vasconcelos. 

Apesar da publicação denunciando a escuridão no centro de Natal, ninguém entrou em contato com os comerciantes, que também expõem o abandono da reforma da região central da Cidade Alta iniciada em 2023. A promessa era de conclusão em outubro do mesmo ano, com a criação de uma via “instagrámavel” com áreas de convivência para pedestres e turistas.  

Em janeiro vem o IPTU… vamos pagar imposto de uma rua esburacada e sem iluminação. A obra que começou em maio de 2023 já não tem mais nem cronograma ou qualquer previsão de retomada e finalização. O que era a esperança para ajudar a retomar o movimento na Cidade Alta, se tornou algo que atrapalha, não tem como ficar com loja aberta com a rua no escuro, mesmo com presença da Guarda Municipal. A movimentação está fraca, apesar da véspera do Natal. Aquele sentimento de aquecimento do comércio não existe mais. Não vemos nada de positivo para chamar o cliente, diferente de outros polos como Ponta Negra e Zona Norte. Não estou criticando os outros, mas defendendo que a Cidade Alta não pode ficar de fora”, reforça Vasconcelos. 

Além de centro comercial, a Cidade Alta é também o Centro Histórico de Natal, onde a cidade nasceu, junto com o bairro da Ribeira. Sua arquitetura, monumentos, ruas mais largas e estreitas é também o berço da memória afetiva da capital potiguar.

A Agência SAIBA MAIS entrou em contato com a assessoria de imprensa da Semsur para saber quando a iluminação no centro da cidade será religada. Nos foi informado que a Secretaria vai encaminhar uma equipe até o local para verificar a situação e realizar os reparos necessários na iluminação. Nós também entramos em contato com a assessoria da Prefeitura do Natal para saber se há alguma previsão de retomada da obra de reforma iniciada em 2023, mas nós não obtivemos retorno. O espaço segue aberto. 

Lojas fechadas

Em março de 2022 a loja C&A, que ficava no cruzamento da rua João Pessoa com a avenida Rio Branco, na Cidade Alta, fechou as portas. O terreno onde a loja funcionava já abrigou grandes casas da elite natalense e um mercado municipal. A memória do lugar está expressa no painel feito pelo artista plástico Dorian Gray Caldas, por encomenda da empresa, em 1992.

Historiador Henrique Lucena em frente a painel que ficava na entrada da loja C&A no encontro da Av. Rio Branco com a Rua João Pessoa

Já em janeiro de 2023 foi a vez da Magazine Luiza fechar as portas. Na unidade da avenida Rio Branco, um cartaz direcionava os consumidores para a filial da avenida Prudente de Morais, no bairro de Lagoa Seca. Pouco depois, também em janeiro de 2024, foi a vez da sapataria Di Santinni encerrar as atividades.

Ainda em 2023, algumas grandes lojas conhecidas nacionalmente encerraram suas atividades na Rio Branco, foi o caso da Marisa no mês de maio, além de duas unidades das Lojas Americanas no mês de setembro.

Magazine Luíza da Rio Branco I Foto: reprodução Google Maps
As duas unidades das Lojas Americanas fecharam na av. Rio Branco I Foto: Mirella Lopes

Saiba +

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...

Jovens em conflito com a lei no RN podem receber bolsa para evitar reincidência 

O adolescente que comete um ato infracional precisa cumprir...

Bancada do PT reage à rejeição total de emendas no Orçamento de Natal

A bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal...

O Evangelho da Revolução, de François-Xavier Drouet

Por Rômulo Sckaff O Evangelho da Revolução é um filme...

Entidades pedem à Justiça ingresso em ação sobre a Via Costeira

Três entidades ambientais pediram para ingressar como amicus curiae...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img