spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesWalter admite que pode não assumir governo e deixa no ar possível...

Walter admite que pode não assumir governo e deixa no ar possível apoio a Allyson Bezerra

O vice-governador Walter Alves (MDB) confirmou que poderá não assumir o Governo do Estado no início de abril de 2026, após a anunciada renúncia da governadora Fátima Bezerra (PT) para concorrer a uma vaga ao Senado. Em vídeo publicado nas redes sociais, na noite de domingo (21), ele afirmou que ouvirá o partido antes de tomar uma decisão, disse que cogita ser candidato a deputado estadual e deixou no ar a possibilidade de apoio à pré-candidatura a governador do prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União).

“Nós vamos ouvir o nosso partido no sentido de assumir o governo ou não. Não assumindo, eu serei candidato a deputado estadual, para que a gente possa formar uma grande nominada na Assembleia Legislativa”, declarou o vice-governador em entrevista a uma rádio de Assú.

Perguntado sobre uma possível aproximação com o prefeito Allyson Bezerra, Walter Alves desconversou, mas não descartou apoiar a pré-candidatura do prefeito de Mossoró em 2026.

“Nós vamos conversar, primeiro ouvir o nosso partido, para tomarmos a decisão. Escutar o partido, qual é o sentimento que o partido quer, quem o partido deseja que o MDB apoie para governador do estado a partir do próximo ano”, declarou, deixando no ar a possibilidade de apoio ao pré-candidato de oposição.

João Maia revela acordo entre Walter Alves e Allyson Bezerra

Mais cedo, em entrevista a um blog de Caicó, o deputado federal João Maia (PP) afirmou que “o combinado” é Walter Alves não assumir o Governo do Estado, ser candidato a uma vaga na Assembleia Legislativa e indicar um vice do MDB na chapa de Allyson Bezerra.

“Não dá pra brincar de esconder isso. Nós vamos trabalhar nessa direção e realmente ter o apoio de Walter para Allyson”, disse João Maia, revelando as conversas de bastidores entre o vice-governador e o pré-candidato a governador do União Brasil.

As declarações de Walter Alves e João Maia se deram poucos dias depois que o vice-governador se reuniu em Brasília com o presidente nacional do PT, Edinho Silva. O convite para o encontro, ocorrido na terça-feira (16), partiu do dirigente petista, que tentou convencer o emedebista a manter a aliança entre as duas legendas, assumir o Governo do RN e apoiar a pré-candidatura a governador do secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier.

Na quarta-feira (17), a governadora Fátima Bezerra, acompanhada da vereadora de Natal e presidente estadual do PT, Samanda Alves, viajou para Brasília para participar do 1º Prêmio “Brasil Sem Fome” promovido pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).

Nos bastidores políticos, chegou-se a especular sobre uma possível conversa entre Fátima, Walter e Samanda em Brasília, mas o encontro não foi confirmado. Ao voltar ao Rio Grande do Norte, na quinta-feira (18), o vice-governador se manteve o silêncio sobre o assunto, que só foi quebrado com as declarações feitas no domingo.

As especulações sobre a possibilidade de Walter não assumir o Governo do Estado começaram a circular em novembro. No final do mês, em entrevista a um blog de São Paulo do Potengi, o vice-governador afirmou que conversaria com a governadora Fátima Bezerra “no momento certo” sobre sua decisão.

“Esse assunto a gente vai conversar com a governadora no momento certo, ainda está cedo. Nós vamos ter uma conversa com a governadora para definirmos o futuro do nosso partido”, declarou, na ocasião, o vice-governador.

Walter assegura que MDB do RN apoiará Lula

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Ao mesmo tempo em que deixou no ar a possibilidade de apoiar a pré-candidatura do oposicionista Allyson Bezerra, o que implicaria em um rompimento com o grupo liderado pela governadora Fátima Bezerra, Walter Alves assegurou que o MDB do Rio Grande do Norte apoiará a reeleição do presidente Lula em 2026.

Anteriormente fechado com a pré-candidatura do petista Cadu Xavier, Walter Alves, em uma entrevista recente, condicionou o apoio à escuta às bases do MDB e ao diálogo com o presidente da Assembleia Legislativa do RN, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).

“O alinhamento do MDB do Nordeste com o presidente Lula, isso aí já está consolidado, do MDB do Nordeste. Em relação ao palanque estadual, a gente vai conversando. Eu estou, na verdade, escutando o MDB”, declarou o vice-governador, na semana passada, ao jornal “Diário do RN”.

Walter também disse que, além de ouvir as bases do partido e o deputado estadual Ezequiel Ferreira, conversaria com a governadora Fátima Bezerra.

“A gente vai conversar, está escutando os deputados, vai conversar com a governadora, vai conversar com todo mundo, para definir que rumo o MDB vai tomar na sucessão. Vai depender o grupo”, disse Walter Alves sobre quem o partido apoiará em 2026.

Desistência de Walter pode interferir nos planos de Fátima

Foto: Divulgação

A governadora Fátima Bezerra já havia confirmado que renunciaria ao cargo no início de abril para se candidatar ao Senado em 2026.

As especulações sobre a possibilidade de Walter Alves não assumir o Governo do Estado, no entanto, alimentaram rumores de que ela poderia desistir da candidatura e terminar o mandato.

Essa hipótese foi admitida pelo secretário estadual da Fazenda, Cadu Xavier, que é pré-candidato a governador pelo PT. A chance, no entanto, segundo o petista, é “mínima”.

“A nossa intenção é que o vice-governador Walter Alves termine esse processo de transição que nós iniciamos juntos, com a participação dele, com indicação dele de nomes, que ele assuma o governo em primeiro de abril. Mas, se ele não assumir, abre-se uma tampa que tudo pode acontecer”, disse o pré-candidato petista em entrevista à Jovem Pan News Natal.

PT reafirma que prioridades para 2026 são candidaturas de Lula, Fátima e Cadu

Foto: Ricardo Stuckert / PR

Em reunião do diretório estadual do PT, no sábado (13), no município de Assú, o partido aprovou uma resolução política reafirmando que suas prioridades eleitorais para 2026 são a reeleição do presidente Lula, a eleição de Fátima ao Senado e a candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado.

A resolução política intitulada “Defender nosso legado, reeleger Lula, eleger Fátima senadora e Cadu governador” orienta a atuação do partido para o próximo período e reafirma prioridades estratégicas para o enfrentamento da extrema direita e a disputa eleitoral de 2026.

A vereadora de Natal e presidente estadual do PT, Samanda Alves, enfatizou que a resolução expressa a “unidade política e clareza de rumos” do PT.

“O PT do Rio Grande do Norte sai desta reunião com uma posição firme: não abriremos mão de defender nosso legado, de enfrentar a extrema direita e de apresentar ao povo potiguar um projeto que já provou que dá certo. O estado que estava quebrado foi reconstruído com responsabilidade, justiça social e compromisso popular”, afirmou.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Maryana Damasceno reposiciona o cordel nas redes sociais

Lívia Cirne, Natal – RN Entrar com o pé direito...

o #MeGuia traz as atrações culturais de 05 a 09/02

Entre quinta-feira, 5, e segunda-feira, 9 de fevereiro, Natal...

Especulações sobre eleição indireta crescem, mas governo mantém aposta em Cadu Xavier

Apesar do crescimento dos rumores sobre uma suposta desistência...

RN confirma 175 vagas em concurso unificado para Detran, Ipern e Ceasa

O Rio Grande do Norte vai realizar um concurso...

Laboratório confirma superfungo em paciente internado em Natal

O sequenciamento genético realizado por um laboratório de São...

Defensoria vai investigar aumento de taxas em contas de energia no RN

Depois de receber uma série de denúncias sobre aumento...

os assassinos do cão Orelha e os arquivos Epstein

A morte do cãozinho Orelha, que comoveu o Brasil,...

RN amplia ações institucionais no enfrentamento à intolerância religiosa

Celebrado em fevereiro, o Dia Nacional de Combate à...

Gestão Nilda acelera obras nas escolas e garante mais qualidade no retorno às aulas

A gestão da prefeita Nilda segue firme no compromisso...