spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesBaleia cachalote é encontrada morta na Via Costeira de Natal

Baleia cachalote é encontrada morta na Via Costeira de Natal

Uma baleia do tipo cachalote (Physeter macrocephalus) subadulto, medindo aproximadamente entre 8 e 9 metros de comprimento, foi encontrada morta na Via Costeira de Natal por volta das 16h10 deste domingo (1º). Segundo a equipe do Centro de Estudos e Monitoramento Ambiental (Cemam), que foi até o local e fez o reconhecimento, a carcaça encontrava-se em avançado estado de decomposição, o que indica que ela havia morrido há vários dias. Também foram observadas diversas marcas compatíveis com mordidas de tubarão, que possivelmente ocorreram após a morte do animal. Além disso, a cauda da baleia não foi encontrada.

Depois do reconhecimento inicial feito no domingo, a equipe do Ceman retornou ao local nesta segunda (02) e deu início ao protocolo de atendimento. Por causa do avançado estado de decomposição da carcaça, não foi possível determinar a causa da morte da cachalote. Depois da coleta de material para análise, a baleia foi removida da linha de maré para ser enterrada com o uso de uma retroescavadeira na própria Via Costeira.

A cachalote é o maior dos cetáceos com dentes e uma das espécies mais emblemáticas dos oceanos. Pode atingir mais de 18 metros de comprimento na fase adulta e mergulhar a grandes profundidades em busca de alimento, como lulas gigantes. A espécie tem papel fundamental no equilíbrio dos ecossistemas marinhos e seu monitoramento contribui para a compreensão da saúde dos oceanos

Outros encalhes

Somente nos primeiros 33 dias de 2026, já foram 77 encalhes atendidos pelo Cemam ao longo do litoral do Rio Grande do Norte, evidenciando a alta demanda e a importância desse tipo de ação para a conservação da fauna marinha.

O trabalho do Cemam de atendimento e resgate de animais marinhos encalhados é desenvolvido de forma voluntária, com o apoio de sua equipe técnica e colaboradores.

Casos de encalhe podem ocorrer por diversos fatores, incluindo doenças, idade, interações com atividades humanas ou causas naturais ainda desconhecidas.
Em caso de encalhe de animais marinhos, a população deve evitar qualquer tipo de contato e acionar imediatamente a equipe técnica pelo telefone: (84) 99943-0058.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

PT aposta na “força de Lula” para levar Cadu ao segundo turno no RN

O PT aposta na “força de Lula” para levar...

Em leitura anual, Prefeita Nilda celebra avanço histórico na saúde de Parnamirim e outras conquistas

A prefeita Nilda Cruz realizou nesta terça-feira (3) a...

Prefeitura anuncia empréstimo para concluir obra de hospital inaugurado em 2024

A Prefeitura de Natal anunciou na última semana um...

Moradora de Natal é pré-candidata à presidência do Brasil pela UP

Ela é mais uma Silva que quer ser presidenta...

Deputados do RN retomam trabalhos com eleição para mandato-tampão no radar

A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN)...

edital viabiliza participação de estudantes em eventos científicos

A participação em eventos científicos para além da sala...

IFRN oferta 160 vagas para os cursos Comércio e Operador de Computadores

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN)...

PSB defende nominata forte e abre diálogo com novos quadros para projeto político de 2026 no RN

O vice-presidente estadual do PSB no Rio Grande do...