Início Atualizações Lagoa de captação transborda após chuvas e moradores protestam em Natal

Lagoa de captação transborda após chuvas e moradores protestam em Natal

0
Foto: Secom Prefeitura do Natal

As fortes chuvas que caíram em Natal neste final de semana causaram transtornos a moradores na Zona Norte de Natal. A lagoa de captação do Jardim Primavera, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, transbordou e deixou casas alagadas. Em ato de protesto, moradores interditaram um trecho da Avenida Boa Sorte, próximo ao cruzamento com a Avenida Miguel de Cervantes, neste domingo (8), e também ocuparam a sede da Prefeitura na manhã desta segunda-feira (9).

Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), o transbordo ocorreu devido “ao dano na tubulação localizada na rua José Luís da Silva, que compromete o escoamento da água”. 

A situação vivida pela população da Zona Norte gerou revolta de moradores, que se mobilizaram em protestos. Neste domingo, um grupo ateou fogo em pneus na Avenida Boa Sorte. Já na manhã desta segunda (9), a população realizou um protesto pacífico dentro da sede da Prefeitura Municipal de Natal. Com cartazes, moradores pediram respeito à comunidade, pelo fim das enchentes e solução para o problema. À InterTV Cabugi, uma moradora disse que desta vez já não perdeu muitos móveis ou equipamentos “porque já não tenho muita coisa, mas já perdi [em outros momentos] geladeira, comida, armário, guarda-roupa, cama, roupa”.

Foto: Secom Prefeitura do Natal

De acordo com a Prefeitura, equipes da Seinfra trabalham na realocação do quadro de energia e na instalação de mais um equipamento, o que vai permitir a colocação de uma segunda bomba no local. Durante o fim de semana, para a execução da primeira etapa do serviço, a bomba da lagoa continuou operando com o auxílio de um gerador.

A expectativa é que com a instalação da segunda bomba – de grande vazão – a capacidade de escoamento seja ampliada, o equivalente a 25 caminhões por hora, o que vai permitir que o volume de água baixe com maior rapidez.

Estamos em uma força-tarefa para tentar amenizar a situação no local. Sabemos que a solução definitiva será por meio da obra que está sendo realizada na avenida José Luiz da Silva, mas estamos trabalhando e acreditamos que essa bomba nova vai contribuir para isso“, disse a secretária de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti.

De acordo com a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), a pasta vem atuando durante todo o fim de semana no apoio aos moradores atingidos pelo transbordamento. Além de visitas às casas, as equipes de abordagem e de calamidades da Semtas estão atendendo as famílias afetadas na Escola Municipal Nossa Senhora da Apresentação. Até a noite deste domingo (08), 100 famílias foram cadastradas e atendidas pelas equipes da secretaria.

Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile