A Prefeitura de Parnamirim passou a disponibilizar o Implanon, método contraceptivo de longa duração, em todas as 29 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da rede municipal. A iniciativa fortalece a Atenção Primária à Saúde e amplia a política municipal de cuidado integral à mulher, garantindo mais autonomia, segurança e acesso gratuito a um dos métodos mais eficazes de prevenção da gravidez, reafirmando o compromisso da gestão Nilda com a saúde da população.
Parnamirim é pioneira no Rio Grande do Norte na oferta do Implanon pelo sistema público municipal. O dispositivo, implantado no braço da paciente, garante proteção contra a gravidez por até três anos, de forma totalmente gratuita, segura e reversível.
Para viabilizar a implantação do serviço, médicos e enfermeiros da rede municipal passaram por capacitação específica, promovida pela Secretaria de Saúde do Estado. A formação assegura que todo o processo, desde o acolhimento, avaliação, inserção do método e acompanhamento, seja realizado com qualidade, resolutividade e humanização dentro da própria Atenção Primária.
A prefeita Nilda destacou a importância do investimento na qualificação das equipes e no fortalecimento da saúde pública. “Cuidar das pessoas começa pelo fortalecimento da Atenção Básica. Investir na formação contínua dos nossos profissionais é prioridade absoluta, porque isso se reflete diretamente na qualidade do atendimento oferecido às mulheres de Parnamirim”, afirmou.



