Início Atualizações Bloco das Kengas leva tradição, diversidade e Karol Conká às ruas da...

Bloco das Kengas leva tradição, diversidade e Karol Conká às ruas da Cidade Alta

0

Um dos cortejos mais emblemáticos do carnaval de Natal volta a ocupar o Centro Histórico neste domingo (15). O Bloco das Kengas inicia a concentração às 15h, no Bardallo’s Comida & Arte, ao som da Orquestra do Papão, e segue em desfile até a Praça Sete de Setembro, em frente à Pinacoteca do Estado do Rio Grande do Norte. A principal atração da noite será o show da rapper Karol Conká, convidada como madrinha nacional da edição. Criado em 1983 por um grupo de amigos na Rua Felipe Camarão, em frente à antiga boate Broadway, o bloco surgiu em meio a um cenário de forte preconceito social e rapidamente se consolidou como espaço de afirmação da comunidade LGBTQIA+. Mais de quatro décadas depois, preserva a proposta de acolhimento combinada ao humor e à estética extravagante que se tornaram sua marca.

SAIBA+Carnaval 2026: confira a programação dos blocos e eventos em Natal

O carnavalesco Lula Belmont destaca que o domingo das Kengas carrega forte carga afetiva e representa a continuidade de uma mensagem de alegria e respeito transmitida pelas ruas ao longo de mais de quarenta anos.

Ele também explica que a edição deste ano busca ampliar o alcance do bloco, com a participação de representantes de diferentes regiões do estado concorrendo à premiação, como forma de fortalecer a diversidade e a representatividade.

Programação

Após a saída do cortejo, a programação de palco começa às 16h com DJ Samir, seguida pelo show de Will Balada. O tradicional desfile das Kengas ocorre às 18h, acompanhado pelo DJ Zittur. Às 20h30 acontece o momento mais aguardado: a apresentação de Karol Conká em homenagem ao bloco, que também terá como madrinha local a produtora cultural Carlota Nogueira.

A festa continua às 22h com o Frevo do Chico percorrendo as ruas do Centro até o retorno ao Bardallo’s, onde ocorre o after às 23h.

Antes de ganhar as ruas, o bloco promoveu no último dia 8 a tradicional Feijoada-Baile no SESI Solar Bela Vista, com o tema “Divina Divas”. O encontro reuniu antigos foliões e ajudou a custear o desfile.

“A Feijoada-Baile é o principal momento de encontro com quem nos acompanha há tantos anos, além de fundamental para arrecadar recursos para o nosso grande desfile”, explicou Lula Belmont.

O evento incluiu concurso de performance drag e apresentações musicais, mantendo o caráter festivo e comunitário que acompanha o bloco desde sua origem.

O nome do grupo vem da palavra “quenga”, como o coco é chamado popularmente no Nordeste, e do antigo bordão “No carnaval todo coco vira kenga”. Desde o início, homens vestidos de mulher, fantasias exageradas e performances teatrais transformaram o desfile em espetáculo de rua. Ao longo das décadas, o palco recebeu madrinhas de diferentes gerações da cultura pop brasileira, consolidando o bloco como uma das manifestações mais reconhecidas do carnaval natalense. Hoje ele também funciona como espaço de memória e resistência cultural, mantendo a proposta de liberdade estética e convivência plural que marcou sua criação.

SAIBA+Carnaval 2026: confira a programação dos blocos e eventos em Natal



Fonte: saibamais.jor.br

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile