spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
GeralRio Grande do Norte sedia o I Encontro Nacional da Febtur: Um...

Rio Grande do Norte sedia o I Encontro Nacional da Febtur: Um impulso ao turismo e jornalismo

A sinergia entre turismo e jornalismo é fundamental para fortalecer e desenvolver a economia e a cultura do estado. Nessa perspectiva, o Rio Grande do Norte será o anfitrião do I Encontro Nacional da Federação Brasileira de Jornalistas e Comunicadores de Turismo (Febtur). O evento foi oficialmente lançado na manhã desta terça-feira (21), no Sesc da Rio Branco, na Cidade Alta, em Natal, promovido pela Fecomércio/RN.

José Maria Pinheiro, presidente da Febtur no RN, destacou a importância do encontro para colocar o estado na rota do turismo nacional, graças à cobertura de jornalistas de todo o Brasil. “O evento coloca o RN na rota do turismo nacional, sendo reconhecido por meio de publicações de jornalistas de todo o Brasil”, afirmou Pinheiro. A Febtur é uma entidade multiplataforma com mais de 700 matérias publicadas e mais de 3 mil postagens nas redes sociais, contando atualmente com 140 canais de divulgação em todo o país.

Programação do Evento

O evento ocorrerá nos dias 9 e 10 de agosto. No primeiro dia, a programação inclui palestras com especialistas nas áreas de turismo, comunicação e tecnologia. A agenda do dia 9 começará com um roteiro pelo litoral sul, incluindo visitas à Barreira do Inferno, ao Maior Cajueiro do Mundo, um passeio em Pipa e um coquetel ao pôr do sol no Catamarã. No dia 10, as atividades se deslocam para o litoral norte, com visitas a Maracajaú e Genipabu. “Queremos que os jornalistas sintam essa experiência e vivam o RN”, explicou Pinheiro.

Divulgação e Impacto

A Febtur tem como objetivo promover o turismo do estado, incentivando a produção de conteúdos especializados. “O jornalista possui uma outra visão e direciona para o público dele, que são pessoas interessadas em turismo. Então, é muito importante quando têm profissionais falando sobre o assunto e nós (Febtur) somos especialistas em turismo”, destacou Pinheiro.

Além da cidade de Natal, os municípios de Maracajaú, Pipa, Parnamirim e Extremoz estão inclusos na rota turística do evento. O foco será nas mudanças tecnológicas e como estas estão transformando o cenário jornalístico do turismo.

Desenvolvimento Econômico

Marcelo Queiroz, presidente da Fecomércio/RN, enfatizou o impacto econômico do evento para o estado. “Com este evento, estamos recebendo pessoas de todo o Brasil, que estão usando nossos hotéis, restaurantes, transporte. Então, para a Fecomércio, isso estimula o desenvolvimento do empreendedorismo”, afirmou Queiroz. Ele destacou que a federação está apoiando o projeto para ampliar a visibilidade do setor turístico no RN.

Mídia e Infraestrutura

Gorgônio Loureiro, presidente nacional da Febtur, ressaltou a importância do evento como um fórum para discutir novas tecnologias na comunicação e seu impacto no turismo. “É um evento que teremos mais de 150 jornalistas do Brasil todo, de 18 a 20 estados do país, e ainda há profissionais do Uruguai e Argentina. É um evento importante, onde realizamos ele, deixamos um legado para a comunicação e turismo”, disse Loureiro.

A secret

ária de Turismo do RN, Solange Portela, ressaltou a importância da “mídia espontânea” gerada pelo evento, que trará publicidade positiva para os destinos turísticos do estado. “Vamos estar recebendo no Estado diversos jornalistas do país inteiro, que estarão registrando e fazendo matérias, publicações. Então, é uma forma de gerar publicidade positiva do destino turístico do Estado nos locais de origem destes jornalistas que participam do evento”, explicou Portela.

Para garantir a infraestrutura necessária, o Governo do RN lançou três lotes de recuperação de rodovias que levam aos pontos turísticos. “Diversos acessos rodoviários aos destinos turísticos estarão sendo recuperados”, afirmou Portela, destacando o comprometimento do governo em oferecer melhores condições para o turismo no estado.

Conclusão

O I Encontro Nacional da Febtur promete ser um marco significativo para o turismo e jornalismo no Rio Grande do Norte. Com a presença de jornalistas de todo o Brasil e de outros países, o evento não apenas promoverá os destinos turísticos locais, mas também impulsionará o desenvolvimento econômico através do empreendedorismo e da divulgação midiática. A iniciativa da Fecomércio/RN e o apoio do governo estadual reforçam o compromisso com o crescimento sustentável e a visibilidade do turismo potiguar.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img