spot_img
spot_img
EducaçãoSENAI e Vestas abrem vagas para formação gratuita em eólica

SENAI e Vestas abrem vagas para formação gratuita em eólica

Nos dias 27 e 28 de agosto, o SENAI do Rio Grande do Norte estará em Lagoa Nova para receber inscrições para um novo e promissor programa de educação profissional. O curso oferecido será o Técnico em Eletromecânica, e as vagas são gratuitas, com uma atenção especial para a participação feminina. As inscrições e entrevistas seletivas ocorrerão presencialmente das 8h às 19h, no Centro Pastoral, localizado na Avenida Silvio Bezerra de Mello, com entrada pela parte de trás da igreja católica, em frente à sede da Prefeitura.

Este curso marca o início de uma parceria inédita entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e a Vestas, uma renomada empresa dinamarquesa líder global em soluções de energia eólica, com uma sólida presença no mercado brasileiro há mais de duas décadas. A parceria visa oferecer formação técnica na área de Energia Eólica, preparando jovens para ingressar em um mercado promissor e sustentável.

A grade curricular do curso Técnico em Eletromecânica será desenvolvida em colaboração entre o SENAI-RN e o Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), junto com a expertise global da equipe de formação profissional da Vestas. O curso terá duração de aproximadamente dois anos, com início previsto para 7 de outubro e carga horária total de 1440 horas.

Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos que estejam cursando o 2º ou 3º ano do Ensino Médio, ou que já tenham o Ensino Médio completo. Das 60 vagas disponíveis, 30 serão reservadas para mulheres, como parte de um esforço para promover a igualdade de gênero e aumentar a participação feminina em setores tradicionalmente dominados por homens. O processo seletivo inclui a apresentação de documentos oficiais, como cédula de identidade, CNH, passaporte ou carteira de trabalho, e comprovante de escolaridade, além de uma entrevista.

O edital com todas as informações detalhadas sobre o processo seletivo e o programa de formação está disponível no site do SENAI-RN aqui, onde também será divulgado o resultado final da seleção no dia 4 de setembro.

Amora Vieira, diretora do CTGAS-ER do SENAI-RN, ressaltou que a iniciativa faz parte do Programa de Gratuidade SENAI, que busca expandir a atuação do SENAI em regiões com empreendimentos do setor de energia. “Escolhemos o curso de Técnico em Eletromecânica devido à demanda da indústria eólica e à necessidade de profissionais qualificados para este setor em crescimento”, afirmou Vieira.

João Guilherme Alves, Vice-presidente de Pessoas & Cultura da Vestas para a América Latina, destacou a importância da parceria: “Estamos comprometidos em apoiar o desenvolvimento de talentos junto com o SENAI. A transição energética é uma das maiores revoluções industriais e exige uma força de trabalho qualificada. Essa iniciativa irá beneficiar não apenas a Vestas, mas todo o setor de energia eólica.”

O Brasil, atualmente, ocupa a segunda posição global em geração de empregos no setor de energia, com 10% dos empregos verdes mundiais. A expansão das energias renováveis deve gerar mais de 38 milhões de novos empregos até 2030, segundo a Agência Internacional de Energia Renovável (IRENA). Maycon de Souza Silva, gerente do Centro Regional de Treinamento da Vestas em Natal, destacou a importância de preparar profissionais especializados para atender à crescente demanda no setor.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

pesquisadores identificam esgoto, impermeabilização e risco de erosão

Impermeabilização do solo, presença de esgoto na faixa de...

The New York Times elogia atuação de potiguar 

A potiguar Tânia Maria caiu nas graças do público...

Advogado pede afastamento de vereador por uso de verba pública para promoção pessoal

Nesta quarta (10), o advogado Dayvson Marques de Moura entrou com...

Bolsonaristas do RN voltam a atacar Moraes após decisão sobre Zambelli

Parlamentares bolsonaristas do Rio Grande do Norte voltaram a...

Natal terá ato domingo contra projeto de lei de “anistia branda” para golpistas

Partidos de esquerda, movimentos sociais e centrais sindicais convocaram...

Ação artística ocupa Centro Histórico e debate memória de Natal

O Centro Histórico de Natal será tomado por arte,...

Câmara mantém vetos a leis de proteção às mulheres em Natal

A Câmara Municipal de Natal decidiu manter nesta semana...

o recomeço de Joalison através do Projeto Alvorada

Desde os 12 anos de idade, Joalison da Silva...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img