spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Prefeitura de Parnamirim reinaugura Planetário Municipal totalmente revitalizado

A Prefeitura de Parnamirim reinaugurou, nesta sexta-feira (11), o Planetário Municipal Professora Neirivan Maia Lima, um dos equipamentos mais importantes para o estímulo às práticas educacionais e culturais voltadas à ciência e ao universo.

O espaço passou por uma ampla revitalização em todos os seus ambientes. Além disso, recebeu modernos equipamentos de projeção interna e externa. Agora, Parnamirim tem o primeiro planetário do Brasil a oferecer transmissão externa.

Durante a solenidade, a prefeita de Parnamirim destacou a satisfação em entregar à população o único planetário fixo do Rio Grande do Norte totalmente revitalizado e modernizado. Ela também anunciou que, em breve, o Teatro Municipal será entregue e parabenizou toda equipe da Secretaria de Cultura (SEMUC) pelo lindo trabalho. “Vocês provaram que é possível fazer muito com pouco”, afirmou.

O secretário de Cultura, Thiago Cartaxo, se emocionou durante seu discurso ao relembrar o esforço coletivo de sua equipe nos trabalhos de zeladoria, realizados de forma voluntária tanto no Teatro quanto no Planetário. “Se depender da nossa equipe, podem contar conosco não só para a reconstrução do Teatro e do Planetário, mas também da autoestima dos parnamirinenses”, declarou.

Também estiveram presentes na cerimônia a vice-prefeita Kátia Pires e o presidente da Câmara Municipal, vereador César Maia. O evento contou com a primeira projeção interna e externa utilizando os novos equipamentos, visita à nova Sala de Exposições e uma apresentação musical do Quinteto da SEMUC.

Modernização e novos serviços

O espaço recebeu diversas intervenções estruturais, como a troca do carpete, revisão das poltronas, pintura completa do prédio e reestruturação de toda a área do planetário. Os aparelhos de ar-condicionado e a estrutura do teto foram revisados, e as salas de direção e convivência reorganizadas.

Entre as novidades, está a nova Sala de Exposições, onde o público poderá conhecer o antigo projetor óptico-mecânico utilizado no planetário, além de peças relacionadas à ótica e à luz, e a história do equipamento no município.

Novos equipamentos

A mesa de comando do planetarista foi completamente remodelada para receber o novo sistema de projeção, que já está em funcionamento. Foram instalados quatro projetores internos e um reserva (stand by), com potência de 3.000 lumens e resolução Ultra HD.

Na parte externa, três projetores 4K de alta potência foram instalados para projeções na cúpula de 360 graus, possibilitando sua utilização em diversos tipos de eventos.

Funcionamento

O agendamento das sessões, bem como os dias e horários de funcionamento do Planetário Municipal de Parnamirim, estará disponível no site da Secretaria Municipal de Cultura (https://semuc.parnamirim.rn.gov.br/#/inicio)

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img