O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de nível amarelo — que indicam perigo potencial — para o Rio Grande do Norte. Os avisos, válidos até as 10h desta quinta-feira (7), abrangem Natal e outros 35 municípios potiguares em relação ao risco de acumulado de chuvas, além de outras 19 cidades que podem ser afetadas por ventos costeiros.
.
O alerta de chuvas prevê precipitações entre 20 e 30 milímetros por hora, ou até 50 milímetros por dia, com baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em áreas de risco. Já o alerta de ventos costeiros aponta a possibilidade de intensificação dos ventos no litoral, o que pode causar o deslocamento de dunas sobre construções na orla.
.
O Inmet orienta a população a evitar enfrentar o mau tempo, observar alterações nas encostas e não utilizar aparelhos eletrônicos ligados à tomada durante os períodos de chuva. Em caso de emergência, é recomendado acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo 193.
.
Municípios em alerta de chuvas:
- Natal, Parnamirim, Ceará-Mirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba, Extremoz, Nísia Floresta, São José de Mipibu, Monte Alegre, Vera Cruz, Brejinho, Passagem, Lagoa de Pedras, Lagoa Salgada, Serrinha, São Pedro, Ielmo Marinho, Taipu, Pureza, Rio do Fogo, Touros, Maxaranguape, Baía Formosa, Canguaretama, Goianinha, Tibau do Sul, Espírito Santo, Pedro Velho, Montanhas, Nova Cruz, Santo Antônio, Arez, Várzea, Jundiá, Senador Georgino Avelino e Vila Flor.
.
Municípios em alerta de ventos costeiros:
- Areia Branca, Caiçara do Norte, Galinhos, Grossos, Guamaré, Jandaíra, João Câmara, Macau, Mossoró, Parazinho, Pedra Grande, Pedro Avelino, Porto do Mangue, Pureza, São Bento do Norte, São Miguel do Gostoso, Serra do Mel, Tibau e Touros.
.
Apesar de os alertas serem de nível baixo na escala do Inmet, os órgãos de monitoramento recomendam atenção, especialmente nas áreas litorâneas e regiões com histórico de alagamentos ou deslizamentos.
Deixe um comentário