Portal

ZN

Lula e Alckmin se reúnem para definir pacote contra tarifa de 50% dos EUA sobre exportações brasileiras


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na tarde desta segunda-feira (11), no Palácio do Planalto, com o vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, para definir os últimos detalhes do plano de contingência que visa mitigar os impactos da tarifa de 50% imposta pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros.

.

Fontes do governo informam que o pacote de medidas deve ser anunciado ainda hoje, antecipando o prazo inicial previsto para terça-feira (12). Embora não conste oficialmente na agenda, é esperada a presença do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e de outros membros da Esplanada dos Ministérios.

.

O programa, coordenado por Alckmin, pretende dar suporte aos setores econômicos mais afetados pela sobretaxa, preservando empregos e sustentando a atividade econômica nacional. No último sábado (9), o vice-presidente afirmou que o plano será “bem amplo”, com foco especial em setores como café, carne e indústria de máquinas. “O produto commodity é mais fácil de redirecionar. A indústria é mais específica e difícil de recolocar”, explicou.

A sobretaxa foi determinada pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e entrou em vigor em 6 de agosto. A medida impacta cerca de 36% das exportações brasileiras para o mercado americano, totalizando aproximadamente US$ 14,5 bilhões em 2024. Produtos como café, frutas e pescado estão entre os afetados.

.

Apesar da ampliação da tarifa, quase 700 itens continuam excluídos da sobretaxa e seguem com a alíquota anterior de 10%, anunciada em abril, incluindo produtos como suco de laranja e aeronaves.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *