Portal

ZN

Preço do café cai pela primeira vez em 18 meses, aponta IBGE


O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta terça-feira (12) a inflação oficial de julho, que registrou alta de 0,26%, mas chamou a atenção um dado específico: o preço do café moído recuou 1,01%, marcando a primeira queda no produto em 18 meses.

.

Nos últimos 18 meses, o preço do café praticamente dobrou, acumulando uma alta de 99,46%. Apesar do recuo em julho, o produto ainda acumula alta de 41,46% no ano e 70,51% nos últimos 12 meses. O café é o segundo item que mais influencia a inflação oficial no período, respondendo por 0,30 ponto percentual do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), atrás apenas das carnes, que subiram 23,34%, com impacto de 0,54 ponto percentual.

.

De acordo com Fernando Gonçalves, gerente da pesquisa do IBGE, a queda do preço em julho está relacionada à safra e ao aumento da oferta do produto no mercado, e não ao tarifaço de 50% imposto pelos Estados Unidos a produtos brasileiros, que só começou a valer no dia 6 de julho. “Em julho, já estava começando a colheita, uma oferta maior no campo. Pode ser efeito dessa maior oferta”, explicou.

.

Com a colheita, a disponibilidade do café aumenta, reduzindo a pressão sobre os preços causada pela demanda dos consumidores. Gonçalves aponta que, caso os produtores brasileiros não encontrem novos mercados para substituir os Estados Unidos, as tarifas elevadas podem dificultar as vendas para o país norte-americano e pressionar a oferta doméstica, o que pode resultar em queda nos preços.

.

Além disso, a Associação Brasileira da Indústria do Café (Abic) atribui a alta dos últimos meses a eventos climáticos que prejudicaram a safra e ao aumento da demanda global, especialmente por parte da China, que ampliou significativamente o consumo da bebida.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *