spot_img
spot_img
EconomiaGoverno lança pacote de medidas com crédito, incentivos e apoio a empresas...

Governo lança pacote de medidas com crédito, incentivos e apoio a empresas afetadas

O governo federal apresentou nesta quarta-feira (13) a primeira parte de um pacote de medidas para apoiar empresas brasileiras atingidas pela sobretaxa de 50% imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a entrada de produtos nacionais no mercado norte-americano.

.

O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao lado de ministros e líderes do Congresso. A principal ação será a criação de uma linha de crédito emergencial, oficializada por medida provisória assinada durante a cerimônia. O texto já entra em vigor com a publicação no Diário Oficial da União, mas precisa ser aprovado em até 120 dias pelo Legislativo para continuar valendo.

.

Segundo Lula, agora “o time do governo está passando a bola para o time da Câmara e do Senado” para dar sequência às medidas. Participaram do evento os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP).

.

Entre as ações anunciadas está a prorrogação, por um ano, do regime de crédito tributário drawback, que suspende ou isenta tributos na importação de insumos usados na produção de itens destinados à exportação. O mecanismo, explicou o vice-presidente e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, busca reduzir custos e preservar a competitividade.

.

O governo também determinou que compras públicas, federais, estaduais e municipais, priorizem produtos fabricados por empresas impactadas pelo tarifaço, além de adiar por até dois meses o pagamento de tributos e contribuições federais de setores atingidos. No caso de perecíveis como peixes, frutas e mel, que estão parados desde o início da sobretaxa, haverá prioridade nas aquisições governamentais para evitar perdas.

.

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, afirmou que o pacote é uma “defesa da soberania nacional e da democracia”. Já o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, classificou a medida de Trump como “injustificável do ponto de vista econômico e político”.

.

O pacote foi elaborado após semanas de reuniões entre Lula, ministros e técnicos. A sobretaxa faz parte de uma nova ofensiva da guerra comercial iniciada por Trump contra dezenas de países.

.

Setores mais atingidos
Levantamento da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que pouco mais da metade das exportações brasileiras para os EUA sofrerá a sobretaxa de 50%. Do total, 41,4% da pauta exportadora, que inclui 7.691 produtos, será diretamente impactada.

Os segmentos mais prejudicados são:

  • Vestuário e acessórios: 14,6%
  • Máquinas e equipamentos: 11,2%
  • Produtos têxteis: 10,4%
  • Alimentos: 9,0%
  • Químicos: 8,7%
  • Couro e calçados: 5,7%

.

O governo informou que novas medidas devem ser anunciadas nas próximas semanas para complementar o pacote e reduzir os danos econômicos provocados pela decisão de Washington.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img