Portal

ZN

Brasil Sorridente: RN recebe 10 unidades móveis para ampliar atendimento odontológico


O Rio Grande do Norte será contemplado com as primeiras 10 Unidades Odontológicas Móveis do Programa Brasil Sorridente, retomado após uma década, para reforçar a cobertura de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). O anúncio foi feito pelo ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, à governadora Fátima Bezerra (PT), nesta quinta-feira (21), dia em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva oficializou a entrega dos veículos em cerimônia realizada em Sorocaba (SP).

.

No estado, os consultórios móveis atenderão a população de Canguaretama, Jandaíra, João Dias, Mossoró, Parazinho, Pedro Velho, Porto do Mangue, Santana do Matos, São Miguel do Gostoso e Senador Elói de Souza, municípios que juntos somam mais de 371 mil habitantes.

“Pode sorrir, governadora! O presidente Lula está entregando 400 unidades e no RN estarão chegando 10 novinhas, totalmente equipadas, com cadeira odontológica completa, Raios-X, ar-condicionado, gerador de energia, canetas de alta e baixa rotação, entre outros equipamentos. Tudo para levar atendimento de qualidade à população”, disse Padilha em rede social.

.

A governadora agradeceu a iniciativa. “Gratidão ao ministro e ao presidente Lula por fortalecer o SUS no Rio Grande do Norte e trabalhar para que nosso povo possa sorrir cada vez mais. É acesso, é cuidado, é cidadania. É o Brasil que volta a sorrir”, afirmou Fátima.

.

As unidades odontológicas móveis são consultórios completos, adaptados em veículos, que serão operados por equipes da Estratégia de Saúde da Família, levando atendimento a comunidades rurais, remotas e de difícil acesso.

.

Além da entrega dos veículos, o Novo PAC Seleções 2025, voltado para a área da Saúde, já aprovou propostas de 163 municípios potiguares, somando R$ 166,8 milhões em investimentos. Entre as ações previstas estão: construção de novas Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas, Centros de Atenção Psicossocial, kits de teleconsulta, ambulâncias do SAMU e modernização das UBS.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *