spot_img
spot_img
GeralNatal apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos com participação da comunidade

Natal apresenta Plano Municipal de Redução de Riscos com participação da comunidade

A Prefeitura do Natal realizou nesta sexta-feira (22), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), a apresentação do Plano Municipal de Redução de Risco (PMRR) para debate com a sociedade. O documento, elaborado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) com apoio da Defesa Civil de Natal, reúne diagnósticos e estratégias voltadas à prevenção, mitigação e resposta a desastres naturais no município.

.

Durante 18 meses de construção coletiva, a equipe mapeou 13 localidades, identificando nove delas como áreas de maior vulnerabilidade, que exigem monitoramento contínuo da Prefeitura. Entre os riscos avaliados estão deslizamentos, enchentes e alagamentos, com propostas de soluções que incluem intervenções de engenharia, ações baseadas na natureza e programas educativos junto às comunidades.

.

A secretária municipal de Segurança e Defesa Social, Samara Trigueiro, destacou que o PMRR será um “instrumento fundamental para orientar como devemos agir antes, durante e depois de um desastre”, ressaltando a prioridade de proteger moradores de áreas vulneráveis às fortes chuvas e deslizamentos. Já o diretor do Departamento de Defesa Civil e Ações Preventivas, Stenio Oliveira, reforçou a importância da participação comunitária no processo, que poderá apresentar sugestões a serem incorporadas antes da versão final do plano, prevista para lançamento em 28 de agosto, na UFRN.

.

O vice-coordenador do projeto, Ricardo Matos, explicou que a equipe da UFRN utilizou drones, GPS, registros de imagens e métodos participativos para mapear as áreas de risco, garantindo que os moradores fossem parte ativa da construção das soluções. Lideranças comunitárias, como José de Arimatéia Amaral, presidente da Associação de Moradores Donivaldo Monte, no Passo da Pátria, destacaram o impacto positivo do plano. “O plano é muito importante porque os técnicos vieram até a comunidade, conheceram de perto as moradias e as dificuldades que enfrentamos em áreas de risco. Escutaram os moradores e registraram nossos problemas”, afirmou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img