A Polícia Civil do Rio Grande do Norte deflagrou a Operação Êxodo para desarticular uma associação criminosa especializada em estelionato e falsificação de documentos. A ação foi conduzida pela Delegacia Especializada em Falsificações e Defraudações (DEFD/Natal) e teve como alvo um grupo que atuava clonando cartões de crédito e aplicando golpes em comerciantes da capital potiguar.
.
As investigações tiveram início em junho de 2023, após a prisão em flagrante de um integrante da quadrilha enquanto aplicava um golpe em um comércio localizado no bairro Lagoa Nova, em Natal. A partir desse episódio, a polícia aprofundou o inquérito e descobriu o esquema.
.
Segundo a Polícia Civil, o grupo criminoso clonava cartões de crédito, realizava compras em diferentes estabelecimentos e, em seguida, contestava as transações junto às instituições financeiras. A prática gerava prejuízos diretos aos comerciantes locais, que ficavam no prejuízo após a devolução do dinheiro aos bancos.
.
O nome da operação, Êxodo, faz referência ao histórico dos investigados, que já tinham passagens por crimes como roubo, tráfico de drogas e apropriação indébita, mas que “migraram” para a prática de fraudes financeiras, consideradas menos arriscadas e com grande potencial de lucro ilícito.
Deixe um comentário