Portal

ZN

Paulinho da Força é escolhido relator do projeto de anistia na Câmara


O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), escolheu nesta quinta-feira (18) o deputado Paulinho da Força (Solidariedade-SP) como relator do projeto de lei da anistia, proposto pelo deputado Marcelo Crivella (Republicanos-RJ). A decisão ocorre horas após a Casa aprovar a urgência da proposta, segundo informou a CNN.
.
Após reunião com Hugo Motta, Paulinho da Força recebeu elogios do presidente da Câmara, que declarou ter a “certeza” de que o deputado “conduzirá as discussões do tema com o equilíbrio necessário”. A escolha do parlamentar é atribuída à sua experiência política e sindical, bem como à capacidade de atuar como interlocutor em diversas frentes políticas. Parlamentares destacam ainda que Paulinho é visto como um nome confiável por aceitar receber textos prontos e manter acordos previamente estabelecidos.
.
O projeto de Crivella foi selecionado para tramitar por ser o único que não havia sido apresentado pelo PL (Partido Liberal), sigla mais interessada na anistia e à qual pertence o ex-presidente Jair Bolsonaro. Nos bastidores, a avaliação é de que o texto final deverá focar na dosimetria de penas, com redução para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro, e não em perdão integral.
.
A expectativa do PL é de que o projeto avance rapidamente, com votação de mérito prevista para as próximas duas semanas. O texto original de Crivella concede anistia aos participantes de manifestações de motivação política ocorridas entre 30 de outubro de 2022 e a data de entrada em vigor da lei.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *