spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
PolíticaApós votos contrários à MP dos Impostos, governo demite indicados de João...

Após votos contrários à MP dos Impostos, governo demite indicados de João Maia e Benes Leocádio

A onda de demissões que vem atingindo aliados do Centrão no Governo Lula chegou ao Rio Grande do Norte. Nesta terça-feira (14), o Diário Oficial da União trouxe a exoneração de Carmem Lúcia Bairros dos Santos, que ocupava o cargo de coordenadora regional do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs). A decisão foi assinada pelo ministro da Integração e Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e atinge diretamente o grupo político do deputado federal João Maia (PP), responsável pela indicação.

.

Na mesma leva de exonerações, Lindberg Natal Barbosa Tinôco foi retirado do comando da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), onde ocupava a superintendência regional. Ele era uma indicação do deputado federal Benes Leocádio (União Brasil).

.

As demissões refletem um movimento de retaliação política do Palácio do Planalto após a derrota na votação da Medida Provisória 1303, que previa a taxação de bancos e dos chamados “super-ricos” para compensar perdas de arrecadação da União. Tanto João Maia quanto Benes votaram para tirar a MP de pauta, contrariando a orientação do governo.

.

“Quem vota contra o governo, sai do governo”, diz Gleisi

A ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, confirmou que o governo iniciou uma reestruturação nos cargos federais ocupados por aliados que não têm se posicionado com o Planalto.

.

“Estamos tirando dos cargos os indicados por deputados que votaram contra a Medida Provisória 1303 porque precisamos reorganizar nossa base. Quem votou contra optou por sair do governo”, declarou Gleisi em entrevista ao O Estado de S. Paulo.

.

Além dos potiguares João Maia e Benes Leocádio, também votou contra a MP o deputado Robinson Faria (PP). A bancada potiguar se dividiu na votação: apenas Fernando Mineiro e Natália Bonavides, ambos do PT, votaram a favor da proposta. Já Carla Dickson (União Brasil), General Girão (PL) e Sargento Gonçalves (PL) se mantiveram na oposição ao governo.

.

De acordo com fontes do governo, mais de 300 cargos federais ligados ao Centrão já foram exonerados nas últimas semanas. A lista inclui apadrinhados de PP, União Brasil, PSD, MDB e PL, que perdem espaço em postos de comando estratégicos, como Caixa Econômica Federal, Correios, Iphan, Ministério da Agricultura e Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

.

Entre as exonerações já confirmadas estão três indicados do PSD que ocupavam cargos no Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa). Na Caixa Econômica Federal, deixaram os cargos José Trabulo Júnior (ligado ao PP de Ciro Nogueira), Paulo Rodrigo de Lemos Lopes (indicado pelo PL) e Humberto José Teófilo Magalhães, presidente da Caixa DTVM S.A.

Apesar da limpeza política, o presidente da Caixa, Carlos Vieira, permanece no comando. Vieira é uma indicação direta do ex-presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), que se ausentou da votação da MP do IOF e evitou se envolver na rebelião de parte da base governista.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...

Fernando Mineiro integra missão para promover agricultura familiar na Itália

O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) integrou, nesta semana,...

Com Cidade Alta no escuro, comerciantes denunciam abandono de obras  

Com ruas esburacadas, obra inacabada e vias no escuro, os comerciantes...

UERN reajusta bolsas e cria novos programas estudantis

A UERN (Universidade do Estado do Rio Grande do...

Jovens em conflito com a lei no RN podem receber bolsa para evitar reincidência 

O adolescente que comete um ato infracional precisa cumprir...

Bancada do PT reage à rejeição total de emendas no Orçamento de Natal

A bancada de vereadores do PT na Câmara Municipal...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img