spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
PolíticaSenador Rogério Marinho promove audiência sobre redução da jornada de trabalho com...

Senador Rogério Marinho promove audiência sobre redução da jornada de trabalho com convidados críticos à proposta

O senador potiguar Rogério Marinho (PL-RN) foi o propositor de uma audiência pública na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado, nesta terça-feira (21), para debater a redução da jornada de trabalho para 36 horas semanais, prevista na PEC 148/2015, de autoria do senador Paulo Paim (PT-RS). Marinho, que já classificou a proposta como um “grande factoide”, organizou o debate convidando especialistas críticos à medida.

.

Em seu requerimento, Marinho justificou a necessidade da audiência afirmando que uma sessão anterior havia reunido majoritariamente vozes favoráveis à redução da jornada e que era preciso assegurar “equilíbrio no debate”. Entre os convidados críticos estavam José Pastore, professor da USP; Fernando de Holanda Barbosa Filho, da FGV; e João Gabriel Pio, economista-chefe da Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG).

.

Os especialistas defenderam que a redução da jornada tem impactos econômicos significativos. Fernando de Holanda Barbosa Filho destacou que a diminuição da jornada pode afetar negativamente a produtividade e o produto da economia. José Pastore alertou que toda nova proteção trabalhista tem um custo que precisa ser considerado, enquanto João Gabriel Pio ressaltou que a redução só será viável com aumento da produtividade.

.

Marinho afirmou que a adaptação às mudanças é possível, mas questionou o custo social e econômico da medida. “Quando a gente fala de redução de jornada de trabalho com manutenção de salário, essa é uma equação em que nós temos que nos debruçar. Qual o preço dessa adaptação? De que forma a sociedade vai reagir?”, disse o senador.

.

O debate também contou com a participação de defensores da redução da jornada, sem convite direto do parlamentar. Entre eles estavam Clemente Lúcio, coordenador do Fórum das Centrais Sindicais; a procuradora do Trabalho Cirlene Luiza Zimmermann; a deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP); e o vereador Rick Azevedo (PSOL-RJ), fundador do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT).

.

A relatoria da PEC é do senador Rogério Carvalho (PT-SE), que apresentou parecer favorável. Carvalho destacou que a redução da jornada envolve forças desiguais na sociedade e só avançará se o movimento sindical e as vozes dos trabalhadores conseguirem se organizar para influenciar o Parlamento.

.

Rick Azevedo, que viveu 12 anos na escala 6×1, rebateu os argumentos econômicos e falou sobre os impactos pessoais da jornada extenuante. “Eu adoeci na escala 6×1, tive burnout, depressão. A escala me impediu de ter uma vida digna, de estudar, de ser parte da sociedade. Esse discurso econômico serve para manter um modelo que é resquício da escravidão”, afirmou.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

mulheres trabalham cinco anos a mais que os homens

Paiva Rebouças – Sala de Ciência-Agecom/UFRN Uma análise minuciosa dos...

Sindsaúde fala em “tragédia anunciada” após erro de medicação em UPA de Natal 

Uma paciente de 19 anos teve uma parada cardiorrespiratória depois de ser...

Natália Bonavides pede perda de patente de Bolsonaro e mais quatro 

O Superior Tribunal Militar recebeu a representação da deputada federal Natália Bonavides...

Não bastavam os homens?

A festa fervia num desses salões improvisados que a...

A imprensa que bate em Chico, livra Francisco

Por dever de ofício, ouço rádio, vejo televisão e...

Natal concentra 30% do PIB do Rio Grande do Norte, segundo IBGE 

Com contribuição nos mais diversos setores, Natal respondeu por...

Brisa apresenta defesa em processo e reafirma que sofre perseguição política 

A vereadora Brisa Bracchi (PT) entregou nesta sexta (19) a defesa...

Natal Sem Fome: manifestantes ocupam supermercado em Natal 

Denunciando o desperdício e alto preço dos alimentos, cerca...

Paulinho Freire tem pior avaliação entre prefeitos das capitais do NE

No ranking de 2025 de avaliação do desempenho dos prefeitos do Brasil da AtlasIntel,...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img