Portal

ZN

Lula e Trump vão se encontrar no domingo, na Malásia


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá um encontro com o ex-presidente americano Donald Trump no fim da tarde deste domingo (26), em Kuala Lumpur, na Malásia, correspondendo ao início da manhã no Brasil. A reunião, ainda não confirmada oficialmente pelo governo brasileiro nem pela Casa Branca, ocorre durante a viagem de Lula à Ásia, onde participa da 47ª Cúpula do bloco econômico do Sudeste Asiático (Asean).

.

Segundo fontes do Itamaraty, o encontro foi antecipado na segunda-feira (20), quando o cerimonial de Lula deixou “janelas abertas” na agenda, permitindo a realização da reunião antes do retorno do presidente ao Brasil, previsto para o dia 28.

.

O local da reunião foi considerado neutro pelas partes, em um contexto de cautela diplomática. Esta será a segunda interação direta entre os líderes. A primeira ocorreu de forma breve durante a Assembleia-Geral da ONU, em Nova York, seguida de uma conversa telefônica em que Lula pediu a Trump a revisão de sobretaxas de 40% impostas sobre determinados produtos brasileiros.

.

Após a ligação, o ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, se reuniu com o secretário de Estado dos Estados Unidos, Marco Rubio. Vieira descreveu o encontro como “auspicioso”, sem detalhar resultados concretos.

.

Além das questões comerciais, a pauta deve abordar a escalada de conflitos envolvendo os Estados Unidos com a Venezuela e a Colômbia. Fontes diplomáticas brasileiras afirmam que o governo pretende adotar uma postura cautelosa e estratégica, sem a expectativa de soluções imediatas, e que não serão discutidas questões internas do Brasil.

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *