spot_img
spot_img
Governo Fátima BezerraFátima Bezerra assina acordo com RS e RJ para impulsionar energia eólica...

Fátima Bezerra assina acordo com RS e RJ para impulsionar energia eólica no mar

A governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), assinou nesta semana a Carta de Coalizão dos Projetos-Piloto de Eólicas Offshore no Brasil, iniciativa proposta pela Associação Brasileira de Energia Eólica e Novas Tecnologias (ABEEólica). O documento também recebeu a adesão dos governadores Eduardo Leite (PSDB), do Rio Grande do Sul, e Cláudio Castro (PL), do Rio de Janeiro.

.

A assinatura ocorreu durante a Feira Brazil Windpower, em São Paulo, o maior evento de energia eólica da América Latina. Neste ano, o tema central foi “COP30 e o papel da energia eólica: Acelerando a descarbonização da economia”, reforçando o compromisso dos estados com a transição energética e o desenvolvimento sustentável.

.

A coalizão une três projetos-piloto distintos: a construção de uma torre com plataforma fixa no Porto de Areia Branca (RN), uma plataforma em águas profundas próxima ao porto de Rio Grande (RS) e uma plataforma fixa no Porto do Açu (RJ). O objetivo é articular esforços conjuntos e facilitar o apoio de órgãos federais, como os ministérios de Minas e Energia e da Pesca, além do Ibama, para acelerar os estudos e licenças necessárias.

.

Segundo a ABEEólica, a parceria entre os três estados é estratégica para o avanço das energias limpas no Brasil, e a carta destaca a necessidade de utilizar tecnologias avançadas para garantir uma implantação segura, eficiente e ambientalmente responsável dos projetos em alto-mar.

.

Líder nacional em geração de energia eólica, o Rio Grande do Norte responde por 32% da produção brasileira e tem uma matriz elétrica composta por 98% de fontes renováveis, o que consolida o estado como referência em sustentabilidade energética. Atualmente, o RN conta com 403 empreendimentos em operação, totalizando 11,8 GW de potência outorgada, e novos investimentos que devem acrescentar 3 GW à capacidade instalada.

.

Com 309 usinas eólicas em funcionamento, concentradas principalmente nos polos de João Câmara, Parazinho, Pedro Avelino e Jandaíra, o estado agora se prepara para dar o próximo passo na geração offshore, explorando o potencial dos ventos no mar e ampliando ainda mais sua liderança no setor energético brasileiro.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img