spot_img
spot_img
GeralMauro Cid é o primeiro condenado a iniciar cumprimento de pena por...

Mauro Cid é o primeiro condenado a iniciar cumprimento de pena por trama golpista de 2022

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou nesta quinta-feira (30) o início do cumprimento da pena do tenente-coronel Mauro Cid, condenado a dois anos de reclusão em regime aberto por envolvimento na trama golpista de 2022. Cid, que foi ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), deverá participar de uma audiência no STF na próxima segunda-feira (3), quando será autorizado a retirar a tornozeleira eletrônica que utiliza desde setembro de 2023.

.

Na decisão, Moraes também determinou a elaboração do atestado de pena a cumprir e o cálculo do período de prisão provisória para fins de detração penal — ou seja, o abatimento do tempo já cumprido sob custódia. A defesa do militar espera que ele não precise cumprir a pena, alegando que Cid já passou mais de dois anos sob restrições impostas pelo Supremo, incluindo prisões preventivas e medidas cautelares. Contudo, o entendimento atual do STF é que o uso de tornozeleira eletrônica e o recolhimento domiciliar parcial não são automaticamente descontados da pena, embora o caso ainda possa ter ajustes nesse sentido.

.

Mauro Cid foi o primeiro condenado no âmbito das investigações sobre os atos golpistas e único a não recorrer da sentença da Primeira Turma do STF, mantendo o acordo de colaboração premiada. Em razão da delação, ele obteve benefícios como restituição de bens apreendidos e proteção da Polícia Federal para sua família. A pena inclui recolhimento domiciliar noturno e integral nos fins de semana, comparecimento semanal à Vara de Execuções Penais, proibição de deixar o país, suspensão do porte de armas, além da proibição de usar redes sociais ou manter contato com outros investigados.

.

O militar, que ficou seis meses preso preventivamente e mais de dois anos monitorado pela Justiça, avalia agora os próximos passos da carreira. Segundo interlocutores, ele pretende solicitar passagem para a reserva remunerada do Exército até 2026, podendo se mudar para os Estados Unidos ou atuar como consultor e professor sobre temas das Forças Armadas.

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três anos

Porto de Natal atinge recorde de movimentação em três...

Serasa lança Feirão Limpa Nome com descontos de até 99%

A Serasa iniciou nesta segunda-feira (3) uma nova edição...

Justiça Federal faz vistoria em UTIs contratadas pelo SUS em hospitais privados de Natal

A Justiça Federal realizou nesta segunda-feira (3) uma vistoria...

Alemão é preso no Aeroporto de Natal com 2,4 kg de cocaína escondidos em fundo falso de mala

Um cidadão alemão foi preso em flagrante neste domingo...

Escola de Saúde da UFRN abre seleção para cursos técnicos; veja como se inscrever

A Escola de Saúde da Universidade Federal do Rio...

Senac RN abre inscrições para curso gratuito de tendências em vendas

O Senac RN está com inscrições abertas até o...

Estreia: Documentário potiguar resgata a história de transformar madeira em som

O curta-documental “Harmonia do Ofício: A Arte de Construir...
- Advertisement -spot_img