spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesManas na Rua abre 40 vagas para voluntárias em Natal

Manas na Rua abre 40 vagas para voluntárias em Natal

Com cinco anos de atuação contínua nas ruas de Natal, o coletivo Manas na Rua inicia 2026 ampliando sua rede de apoio e convidando novas mulheres a integrar o projeto. A Organização da Sociedade Civil (OSC) abriu 40 vagas para voluntárias interessadas em atuar em diferentes frentes, que vão da produção de refeições ao trabalho de comunicação, pesquisa, logística e acolhimento direto de pessoas em situação de vulnerabilidade.

Criado em 2020 por cinco mulheres, o Manas na Rua nasceu a partir da distribuição de cafés da manhã 100% vegetais, aos sábados, em pontos como o viaduto do Baldo e o antigo prédio do INSS. Desde então, o grupo mantém uma rotina ininterrupta de ações, que já somam 268 edições. Atualmente, são cerca de 200 refeições servidas a cada sábado, preparadas coletivamente e distribuídas com base em três pilares que orientam o trabalho: Direitos Humanos, Veganismo Popular e Feminismo, com uma gestão horizontal entre as participantes.

Ao longo de 2025, aproximadamente seis mil pessoas, entre crianças e adultos, foram atendidas pelo projeto. A atuação constante transformou o Manas em referência nos territórios onde atua, tanto pela regularidade das ações quanto pela oferta de refeições nutritivas, frescas e preparadas no próprio dia. O coletivo foi finalista do Prêmio Pacto contra a Fome em 2023 e 2024 e conta com o apoio de empresas, entidades e instituições públicas, como o Ministério Público.

As vagas abertas contemplam diferentes áreas: comunicação e redes sociais, design gráfico, jornalismo, pesquisa histórica, cozinha, logística, distribuição das refeições e atuação direta nas ruas, no acolhimento e na escuta das pessoas em situação de vulnerabilidade. As inscrições estão disponíveis na plataforma Atados, no endereço https://atados.com.br/ong/manas-na-rua.

Para a diretora técnica do projeto, Isis Soares, a ampliação do voluntariado é fundamental para a continuidade das ações. “Manter o projeto Manas na Rua é um desafio constante. Ser voluntária no Manas é, antes de tudo, acreditar no bem comum e atuar em prol do coletivo. A realização dos cafés depende diretamente do trabalho voluntário e do apoio de parceiros que acreditam na iniciativa. A ação integra o combate à fome com a defesa de um veganismo popular, acessível e conectado às realidades de pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social”, afirma.

Ela destaca ainda que a atuação vai além da oferta de alimento. “Mais do que distribuir comida, o projeto constrói redes de cuidado e fortalece a luta por um mundo mais coletivo e solidário, para que possamos olhar para o próximo e lutar por políticas públicas que garantam direitos de todos”, completa.

Interessadas em participar podem conferir mais informações e o formulário de inscrição no site da plataforma Atados e nas redes sociais do coletivo, pelo perfil @manasnarua no Instagram.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

Organização e investimentos fortalecem início do ano letivo na rede pública de Parnamirim

Planejamento e prioridade à educação marcam o início do...

Trabalhadores por app protestam em Natal contra veto a projeto de pontos de apoio

Motoristas e entregadores por aplicativo realizam um ato público...

Obra aguardada há décadas, duplicação da BR-304 terá início no RN

A duplicação da BR-304, uma das obras de infraestrutura...

UFRN alcança conceito máximo em avaliação nacional dos cursos de Medicina

O Ministério da Educação (MEC) divulgou os resultados do...

Hermano será vice de Allyson e Larissa poderá formar chapa com Cadu

Allyson Bezerra (União Brasil) e Cadu Xavier (PT) movimentam...

Comitê de Cultura debate Yemanjá e carnaval de rua em Natal

O Comitê Estadual de Cultura do Rio Grande do...

Serviço público e a história que não pode ser apagada

Por Maria Virgínia Ferreira Lopes, economista A vida passa rápido...

Poetas, Carecas, Bruxas e Lobisomens saem no Sesc Parada na Ladeira

Os bonecos gigantes do bloco Poetas, Carecas, Bruxas e...

Federação Brasil da Esperança reage à fragmentação da direita e reafirma Cadu no RN

A Federação Brasil da Esperança no Rio Grande do...
- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img