spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
AtualizaçõesPT unifica discurso em torno de candidatura de Fátima ao Senado e...

PT unifica discurso em torno de candidatura de Fátima ao Senado e Cadu ao Governo

O PT unificou o discurso de reafirmação das pré-candidaturas da governadora Fátima Bezerra ao Senado e do secretário estadual da Fazenda Cadu Xavier ao Governo do Estado – tanto para a disputa direta de outubro quanto para a eleição indireta prevista para acontecer em abril na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (ALRN). O movimento tem como objetivo afastar os rumores sobre uma eventual desistência da líder petista de se afastar do cargo para concorrer a uma vaga de senadora, evitando que a oposição assuma o controle do Poder Executivo.

Lideranças do PT avaliam que as especulações visam apenas fragilizar a pré-candidatura de Fátima ao Senado. A própria governadora, após fazer a leitura da mensagem anual na ALRN, nesta terça-feira (10), tratou de desmentir os boatos confirmando que se afastará do cargo para tentar se eleger senadora, o que segundo ela é uma “prioridade” do PT Nacional e do presidente Lula.

“O que está colocado é que a nossa pré-candidatura ao Senado, bem como a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, permanece. Isso é prioridade para o presidente Lula e para o PT Nacional. Nós estamos dialogando com vários parlamentares, com vistas a viabilizar a eleição indireta aqui na Assembleia Legislativa”, reiterou a governadora, acrescentando que o nome escolhido para exercer o mandato-tampão após a sua renúncia deve ter “um compromisso firme com o projeto vitorioso nas urnas em 2018 e 2022”.

A respeito das negociações com a Assembleia Legislativa, Fátima repetiu que o governo “está conversando”, revelou que essas conversas serão intensificadas “cada vez mais” e ponderou que a situação “está em aberto ainda”.

“Ao mesmo tempo, já estamos cuidando da pré-campanha, tanto que logo após o carnaval nós vamos ter uma reunião com todos os partidos que compõem a aliança do nosso governo, não apenas os da Federação [PT, PV e PC do B]”, disse a governadora.

“O que está colocado é que a nossa pré-candidatura ao Senado, bem como a pré-candidatura de Cadu Xavier ao Governo do Estado, permanece”, reforçou governadora. Foto: Sérgio Henrique Santos

Cadu Xavier endossou o discurso da governadora, disse que o partido trabalha para “viabilizar um nome para a eleição indireta” e manifestou confiança que o governo sairá vitorioso desse processo.

“A preço de hoje, como se diz na política, existem três grupos aqui dentro da Assembleia Legislativa. Existem três pré-candidatos e três grupos políticos. Nenhum deles tem maioria nesse momento, nem o governo tem maioria, nem os dois grupos de oposição. Há deputados que ainda não definiram os seus rumos e a gente está dialogando com esses parlamentares para, no tempo certo, termos a maioria para eleger o nome do partido nesse processo da eleição indireta”, analisou.

Desistência de Fátima “não está na pauta”, afirma chefe do Gabinete Civil

Raimundo Alves, secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado. Foto: Alisson Almeida

O secretário-chefe do Gabinete Civil do Governo do Estado, Raimundo Alves, também rechaçou os boatos sobre uma eventual desistência da governadora de concorrer ao Senado. “Isso não está em pauta”, enfatizou.

“A nossa pauta, o nosso projeto, permanece a aliança formada em torno dos partidos de esquerda com a candidatura da governadora Fátima Bezerra ao Senado”, reafirmou ao ser perguntado se haveria um “Plano B” do PT se ela desistisse de renunciar ao Governo do Estado.

Raimundo Alves reforçou, ainda, que o partido vai insistir no nome de Cadu Xavier para a disputa da eleição indireta na Assembleia Legislativa. “É a principal candidatura”, cravou.

Dá pra ganhar a eleição indireta”, aposta líder do governo na ALRN

Líder do governo acredita em vitória na eleição indireta na ALRN. Foto: Cedida

A bancada do PT na Assembleia Legislativa adotou o mesmo tom da governadora e do secretário-chefe do Gabinete Civil. O deputado estadual Francisco do PT, líder do governo, aposta que, apesar de ainda não ter maioria, “dá pra ganhar” a eleição indireta.

“Temos dialogado sob a liderança da governadora Fátima, com um diálogo amplo com os partidos aliados, com vários parlamentares aqui da ALRN. Eu não vou aqui falar em números agora porque seria muito prematuro, mas confiamos que com muito diálogo poderemos sim sair vitoriosos nessa eleição indireta para elegermos alguém que possa dar continuidade ao governo da professora Fátima Bezerra, alguém que tenha compromisso com o projeto político que foi eleito em 2022 pelo povo do Rio Grande do Norte”, comentou.

Francisco admitiu que seu nome chegou a ser cogitado para disputar a eleição indireta, garantiu que tem “compromisso com o projeto coletivo” e assegurou que, se houvesse necessidade, “não teria a menor dificuldade” em encarar o desafio.

O líder governista, no entanto, enfatizou que está focado em sua pré-candidatura à reeleição para deputado estadual e que “Cadu Xavier é o nosso nome para a eleição do chamado mandato-tampão e para as eleições que se avizinham agora em 2026”.

RN vive momento de “ebulição política”, avalia deputada do PT

Deputados da base governista, sob os olhares do presidente Ezequiel Ferreira, “fazem as contas” para a eleição indireta na ALRN. Foto: João Gilberto/Assecom ALRN

A deputada estadual Isolda Dantas (PT) afirmou que as conversas na Assembleia Legislativa “são intensas”, avaliou que o Rio Grande do norte vive um momento de “ebulição política” e ressaltou que o partido “fará todos os esforços” para continuar à frente do Poder Executivo.

“O nosso candidato é Cadu Xavier, a governadora Fátima Bezerra está se apresentando como pré-candidata ao Senado e o PT está dialogando com os partidos do campo democrático na Assembleia Legislativa. Vamos caminhando e, sem dúvida nenhuma, encontraremos a melhor alternativa para o Rio Grande do Norte”, analisou.

Já na avaliação da deputada estadual Divaneide Basílio (PT), a prestação de contas feita pela governadora na mensagem lida na comprova que o governo “conseguiu aprovar muitas coisas” no parlamento estadual, o que indica que é possível construir uma maioria visando a eleição indireta.

“Isso dá terreno para fazer um bom diálogo nesse processo transitório, que não é diferente. Estamos vivendo um momento de uma delicadeza diferenciada, obviamente, mas acredito que a governadora vai continuar conduzindo esse, como tem sido até então. Ela tem condições de conduzir esse processo pela porta da frente”, avaliou.

Aliados do governo mantêm otimismo com eleição indireta. Foto: João Gilberto/Assecom ALRN

Isolda Dantas disse que, apesar da divisão das bancadas em três blocos bem delineados, compostos pela bancada governista, da ala bolsonarista alinhada à pré-candidatura do ex-prefeito de Natal Álvaro Dias (Republicanos) e dos apoiadores da pré-candidatura do prefeito de Mossoró Allyson Bezerra (União), há espaço para dialogar até mesmo com a oposição.

“Olha, tem uma coisa que eu sempre digo: a política sempre tem uma solução e toda solução é pela política. Então, é perfeitamente possível a gente se sentar para dialogar, inclusive com a oposição, não há bloqueio por conta da constituição desses blocos. A gente conversa com todos os deputados aqui. Então, há sempre uma saída pela política. A política sempre nos mostrará o melhor caminho, não tenho nenhuma dúvida disso”, disse a petista, em tom otimista.

Fonte: saibamais.jor.br

- Publicidade -spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Matérias Relacionadas

RN tem 172 espécies de animais ameaçadas de extinção, aponta 1ª lista do Idema

O Rio Grande do Norte passou a ter, pela...

Cadu Xavier admite que apoio de Marianna Almeida a Allyson Bezerra surpreendeu o PT

O secretário da Fazenda do RN, Cadu Xavier, pré-candidato...

Decisão de Walter é péssima para Fátima, explica Kelps

O ex-deputado estadual Kelps Lima foi entrevistado no programa...

Gestão Nilda disponibiliza Implanon em todas as UBSs

A Prefeitura de Parnamirim passou a disponibilizar o Implanon,...

Movimentos sociais protestam contra lei que criminaliza luta pelo direito à moradia no RN

Integrantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e...

O Carnaval revela o melhor que o Brasil esconde

Para além das tantas virtudes que nos cabem, o...

Justiça vê falta de provas e nega pedido de vereador de Natal contra jornalista

A Justiça do Rio Grande do Norte negou um...

Allyson lança pré-candidatura ao governo do RN com “velha política” no palanque

O prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra (União), lançou oficialmente...

Lagoa de captação transborda após chuvas e moradores protestam em Natal

As fortes chuvas que caíram em Natal neste final...